Logotipo, também conhecido como logo, é uma forma de diferenciar uma marca ou empresa através de um recurso estético, uma representação gráfica, que formará um dos elementos mais importantes da sua identidade no mercado. O logotipo é criado por um designer gráfico explorando conceitos de branding, da publicidade e do marketing.
O logotipo precisa ser atraente e simpático para os consumidores e clientes, além de ser único, para que se possa identificar uma marca ou empresa e se diferenciar da concorrência.
Além de possuir qualidade estética o logotipo precisa trazer junto consigo algum significado, e dessa forma letras trabalhadas, combinações de cores, formas as mais variadas são usadas de acordo com conceitos trazidos das artes plásticas, para produzir o encanto e o sentido que a criação de um logotipo demanda.
Contudo, logotipos não são eternos. Não é raro acontecer de empresas ou marcas buscarem reformular seus logotipos, visando adequá-los a novas conjunturas de mercado e a diferentes filosofias e estratégias que são adotadas pelos empresários no mundo dos negócios com o passar do tempo.
Logotipo ou Logomarca
Essa é uma questão muito debatida entre teóricos e acadêmicos das áreas de marketing, publicidade e design gráfico. Há uma corrente que defende que logotipo e logomarca são a mesma coisa; outros defendem que logotipo e logomarca são conceitos completamente diferentes; enquanto que outros ainda teorizam afirmando que o conceito de logomarca não tem nenhum sentido e nem sequer deveria existir.
A maior critica ao conceito de logomarca, feito pelos estudiosos da área de comunicação, é a de que logomarca configura um neologismo. Entretanto, a palavra é aceita e está presente nos dicionários.
Contudo, é comum os defensores da ideia de logomarca defini-la como a união do nome da empresa (logotipo) com um símbolo característico, enquanto que logotipo seria a penas o nome da marca ou empresa representado de forma gráfica e estilizada.
O significado de Logotipo está na categoria Significados