A logomarca é uma representação gráfico-visual do nome de uma empresa ou marca, visando-se construir uma identidade, diferenciar tal empresa de suas concorrentes, e gerar reconhecimento por parte do público e do mercado. As logomarcas são formadas por um símbolo (marca) e um logotipo (tipografias, ou letras) que devem atender aos objetivos da empresa e atrair a atenção de seu público-alvo.
No caso da logomarca, a junção desses elementos (símbolo e letras) deve ter a preocupação de ser original, gerar visibilidade para o empreendimento e ter baixas probabilidades de rejeição. Com um mercado de trabalho cada vez mais modernizado e competitivo, o desenvolvimento de logomarcas autênticas tem se destacado como um diferencial no estabelecimento de antigas e novas empresas em seus respectivos setores.
Identidade visual
A função da logomarca é dar um sentido instantâneo à marca ou empresa em questão. Trata-se de fazer com que o público saiba do que se está falando rapidamente, sem que seja necessário parar para pensar sobre o assunto. É uma questão de dar identidade à empresa (marca ou produto), posicionando-a no tempo e no espaço, dando-a uma “cara” própria e única. Muitos especialistas identificam a logomarca como uma peça fundamental do código genético de qualquer empreendimento, exercendo uma influência direta em todo o seu percurso no mercado.
Ser representado por uma logomarca faz com que o empreendimento esteja “fresco” na memória das pessoas. Por isso, a logomarca deve ser um símbolo representativo de sua essência. Para melhores resultados, ela deve ser flexível (caso seja necessário renová-la de tempos em tempos) fácil de ser memorizada, simples, não ser dependente de tendências da moda e ter o poder de despertar sensações.
Por todas estas razões, as logomarcas estão intimamente ligadas à teoria das cores. Os grafismos e formas – trabalhados pelo designer – também são fundamentais para que a logo seja capaz de exercer sua função de posicionar um empreendimento no mercado e em uma comunidade.
Cores
Veja abaixo uma lista das principais sensações causadas por cada cor:
Vermelho: paixão, virilidade força, alegria, calor, otimismo, impulsividade;
Laranja: comunicação, receptividade, ação;
Amarelo: juventude, luz, inteligência, sol;
Verde: vida, tranquilidade, fertilidade, ecologia;
Azul: espiritualidade e racionalidade;
Violeta: força, lealdade, religião;
Marrom: riqueza, força, densidade;
Preto: distinção, nobreza, elegância;
Branco: sabedoria, pureza, verdade.
Logomarca X Logotipo
Apesar de convencionar-se pelo uso da palavra logomarca para designar o conjunto de informações gráfico-visuais que formam esta parte da identidade visual de uma empresa, existe uma discussão entre designers sobre o uso correto (ou incorreto) dos neologismos logomarca e logotipo.
Logotipo, geralmente, é usado para designar a parte tipográfica do processo de criação de uma logomarca. No entanto, para muitos designers e artistas gráficos, o termo “logomarca” é errado por apresentar uma redundância em sua origem etimológica; enquanto “logotipo”, etimologicamente, apresenta os atributos para contemplar, também, a parte gráfica do processo.
Isso porque “logomarca” é formada pela junção de “logo” (do grego, que significa conceito) e “marca” (do germânico, que significa conceito). Assim, “logomarca” seria o conceito do conceito). Por outro lado, “logotipo” é formada pela junção de “logo” e “tipo” (que significa símbolo ou figura). Desta maneira, “logotipo” seria o “símbolo visível de um conceito”.
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