Significado de Logística


O que é Logística



Logística é um termo que tem a mesma raiz da palavra lógica, logos (significa palavra, verbo, razão), tem portanto uma origem grega. No entanto, o atual significado que damos a logística tem origem no francês logistique, um conceito que vem da área militar e que se refere ao trabalho de alojamento, fornecimento e transporte de tropas. Em nossos dias o termo é adotado na área de administração de empresas, referindo-se mais especificamente a atividades ligadas a produção e a distribuição de mercadorias.

A logística consiste em toda uma série de ações que devem ser efetuadas para garantir que um produto chegue até o consumidor, e isso engloba desde a obtenção das matérias primas para confecção do produto, até a sua produção e distribuição. A logística vai então estudar, analisar e procurar pôr em prática as melhores soluções para o transporte, armazenamento, fabricação e distribuição de produtos ao mercado, levando em conta a qualidade, o tempo e o custo.

Com isso podemos definir a logística como a atividade que visa organizar e contabilizar os materiais e produtos desde a sua origem como matéria prima até o seu último destino, o consumidor final. E nesse sentido o seu objetivo é o de pôr à disposição dos consumidores o produto que estes desejam, na quantidade certa, no momento adequado e no melhor ponto de venda, e tudo isso de modo a gerar o menor custo possível e consequentemente o maior lucro.

Dentre as diversas atividades que compreendem a logística, podemos de um modo geral destacar algumas como as principais, tais como: processamento de pedidos de compra; o manejo das matérias primas e dos produtos; definição da embalagem; os melhores meios, horários e vias para o transporte dos produtos; armazenamento e controle de estoque e etc.

Tipos de Gestão Logística

A logística pode ser dividia em quatro tipos de gestão distintos cada uma voltada para um aspecto da cadeira produtiva. Os quatro tipos quando pensados em conjunto são chamados de logística integrada.

Abastecimento - essa etapa envolve todas as questão relativas ao abastecimentos de matérias primas e demais recursos necessárias para a produção, de modo que estes cheguem a sua destinação nos melhores horários e na quantidade certa para a demanda.

Distribuição – nesse momento temos todas as ações que vão garantir que a mercadoria chegue ao mercado na hora prevista, gastando o menor tempo possível e ao menor custo.

Produção – aqui as preocupações são todas voltadas para garantir que o processo de produção ocorra da melhor forma possível, com os custos minimizados e a qualidade maximizada.

Logística Reversa - A lógica reversa está intimamente ligada às questões ambientais que vem preocupando a humanidade especialmente a partir da segunda metade do século passado, sendo uma etapa que foi implementada no processo mais recentemente. A logística reversa age de forma contrária ao movimento da logística empresarial aqui descrita, pois essa vai do ponto de consumo final até o ponto da produção, procurando estabelecer os meios mais eficazes para recolher os resíduos deixados pelo produto no consumo, distribuição, produção e abastecimento.

Assim a logística reversa trabalha de forma a preservar o meio ambiente cuidando também do asseio em todas as esferas de distribuição do produto, o que é positivo para a sociedade e garante uma imagem positiva para a empresa. Por outro lado, a reciclagem de materiais que a logística reversa proporciona significa também diminuição com os gastos de produção das mercadorias.

O significado de Logística está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Logística |