Lobista é um adjetivo e substantivo de dois gêneros. O termo vem do Inglês lobby, que significa “espaço amplo de entrada em um prédio público”, do Latim laubia, que quer dizer “caminho coberto em um mosteiro”, com origem germânica.
O significado de Lobista define a pessoa que pratica o lobby político. O lobby é uma atividade de manipulação e pressão sobre algum poder da esfera política, para que ocorra influência nas negociações e na tomada de decisões em prol de si próprio, de aliados ou de alguma causa/apoio, assim como visando prejudicar os adversários.
Ou seja, o lobista é toda aquela pessoa que pratica o lobby, influenciando ou exercendo controle sobre outras pessoas, principalmente dentro do âmbito político, muito embora existam outros tipos de lobby. No entanto, o mais conhecido e expressivo dentro da sociedade brasileiro é o da área política.
Em geral, o lobista age em grupos organizados, como, por exemplo, grupos civis que podem ser vistos ocupando os corredores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para convencer os políticos em relação a determinado projeto, influenciando seu voto a favor ou contra. Ainda, existem os grupos profissionais que fazem a representação e intermediação dos interesses de partidos políticos, grupos empresariais e grandes corporações.
A ação dos lobistas pode ser ostensiva ou velada, dependendo do grupo organizado. De todo modo, a intenção é demonstrar as opiniões para aqueles que tomam as decisões, especialmente em votação parlamentar.
É muito comum que, na visão da opinião pública, os lobistas sejam considerados corruptos, pois aponta-se que existe uma troca de favores entre eles e os partidos políticos.
Mesmo que no Brasil não exista uma regulamentação e total transparência na ação do lobista político, a relação entre lobby e corrupção não caracteriza sua concepção original, pois o lobby político é uma atividade lícita e que pode ser exercida por qualquer cidadão – afinal, é uma forma de contribuir na melhora da qualidade de vida das classes sociais e econômicas –, desde que isso seja feito dentro da legalidade.
Obviamente alguns lobistas podem fazer uso de propina ou suborno para conquistar os resultados que desejam, agindo sem o conhecimento público. Mas quando ocorre de forma saudável, o lobby é uma ferramenta importante para garantir os direitos políticos e civis de certos grupos sociais.
Lobista em inglês é traduzido como lobbyist.
Em território brasileiro, o lobista tem uma conotação negativa, pois tem sua associação direta com a corrupção. Isso acontece por conta de diversos escândalos que assolaram o país nos últimos tempos e que envolveram essa prática.
Os lobistas brasileiros que agem com intenções egoístas e que só desejam benefícios para seus grupos políticos são o oposto daqueles lobistas que visam o bem coletivo.
Um exemplo de lobista que se envolveu com propina foi Fernando Baiano, preso em dezembro de 2014 através da Operação Lava Jato.
Em outros países, existe uma regularização da atividade do lobista, o que poderia ser muito útil para um país como o Brasil, especialmente pela fiscalização de conduta dos lobistas e controle da interação entre os representantes e o poder público.
Outra palavra conhecida na área política é “doleiro”, porém ao contrário da ação do lobista, a prática de um doleiro é considerada um crime conforme esclarecimentos da Polícia Federal, pois sua atividade ocorre por meio da negociação de moedas estrangeiras – grande parte utiliza o dólar – em um mercado alternativo ou paralelo àquele tido como convencional.
O doleiro realiza conversões e cobrança de taxas que não seguem a lei vigente no país. Cabe ainda mencionar que as ações do doleiro não são fiscalizadas, muito menos regulamentadas pelo Governo. Isso quer dizer que são ilegais.
O significado de Lobista está na categoria Significados