Literalmente é um advérbio. O termo vem da junção da palavra literal, com origem no Latim litteralis, que significa “relativo às letras”, mais o sufixo –mente, que forma advérbios a partir de adjetivos.
O significado de Literalmente procura expressar o que é escrito ou entendido à letra, isto é, é tudo que é de modo ou de maneira literal; de modo total, em que há totalidade.
O advérbio literalmente representa o sentido de completude, de algo exato, que tem rigor, exatidão. Ou seja, é o que é restrito, claro, conforme a letra do texto, é o que está em sua verdadeira acepção.
Por exemplo: “Paulo não podia mover-se.”
Literalmente, Paulo não pode se mover porque ele pode estar com algum problema físico que o impede ou por estar preso. Este é o sentido literal da frase - e figurativamente falando, Paulo não podia mover-se por algum aspecto psicológico, por exemplo, de medo que o tenha impedido de se mexer.
Por isso, ao empregar a palavra literalmente, entende-se que a frase tem o sentido de algo exato, que o que está sendo dito ou escrito tem de ser interpretado da forma como está.
O uso do termo literalmente em expressões ou frases só deve aparecer quando estas possuírem várias acepções, isto é, que uma pessoa, ao lê-la possa ter mais que uma interpretação.
No Brasil, muitas expressões que possuem sentidos literais acabaram sendo utilizadas para usos equivocados e metaforicamente falando, tornaram-se populares. Por exemplo:
Além disso, muitos brasileiros fazem a utilização da palavra “literalmente” de maneira errada, inserindo-a em contextos sem necessidade.
Por exemplo:
“Eu literalmente preciso me matar de estudar para a prova de semana que vem.”
“Literalmente eu sinto que meu coração vai explodir de amor por você.”
Ninguém se mata, de verdade, para estudar para um exame e um coração não explode realmente de amor.
Literalmente em inglês pode ser traduzido como literally.
Os sinônimos de Literalmente são:
Os antônimos de Literalmente são: