Significado de Linguagem Corporal


O que é Linguagem Corporal



Linguagem corporal é a forma de criar uma comunicação não verbal, permitindo que o corpo se expresse por meio de gestos, expressões faciais e posturas.

O que é Linguagem Corporal?

A linguagem corporal é anterior à linguagem verbal na história humana, representando ainda hoje uma das mais importantes formas de comunicação entre as pessoas. Os estudiosos e pesquisadores descobriram que o surgimento da linguagem verbal, cerca de 40 mil anos atrás, e da linguagem escrita, há cerca de 5 mil anos, só aconteceram depois que houve o desenvolvimento da estrutura cerebral conhecida como neocórtex, que é responsável pela escolha de palavras, criação de imagens, abstrações e, principalmente, da mentira.

A manifestação da linguagem cerebral é feita através do neocórtex, embora o cérebro também se utilize da parte mais remota desenvolvida pelo cérebro, o sistema reptliano, que controla as funções corporais e regula nossas necessidades de sobrevivência e os movimentos involuntários, como o batimento cardíaco, a digestão, a respiração e os ciclos de reprodução.

Desta maneira, podemos perceber que a linguagem corporal também faz parte do reino animal, embora entre os humanos ela seja responsável por pelo menos 93% de toda a comunicação não verbal, enquanto que 55% da comunicação é feita única e exclusivamente através da postura, das expressões faciais e dos getos.

Assim, a sonoridade e a vocalização, como o tom de voz, o ritmo e a velocidade da fala, que são as formas mais simples de comunicação humana, representam apenas a 38% das mensagens transmitidas.

A linguagem corporal compreende todo o comportamento mantido em qualquer comunicação como a postura dos braços, das pernas e da cabeça, da expressão facial e dos gestos, que podem transmitir os mais diversos sentimentos e emoções. Uma pessoa que não tem contato visual com sua interlocutora, por exemplo, pode estar dizendo que não está interessada na conversa. Ou uma pessoa que se mantém de braços cruzados enquanto conversa, apresenta-se numa postura defensiva, revelando insegurança. Outro tipo de mensagem da linguagem corporal é a distância entre as pessoas que conversam, podendo indicar tanto a aproximação como a tensão existente entre ambas.

Os psicólogos afirmam que nossa postura não só podem mudar a opinião que as pessoas têm sobre nós, como também influencia a visão que temos de nós próprios. A postura, segundo a psicologia, pode ser uma ferramenta poderosa ou não, dependendo da maneira como é utilizada. Uma postura adequada pode abrir portas e contribuir para nosso desenvolvimento, enquanto que uma postura inadequada pode até mesmo prejudicar uma amizade ou um romance.

Linguagem corporal e mentira

Alguns especialistas, que se dedicam ao estudo da linguagem corporal, conseguem identificar vários elementos na postura das pessoas, identificando os verdadeiros sentimentos e emoções que, na maior parte das vezes, não coincidem com o que a pessoa está falando.

Um dos maiores especialistas no assunto, Paul Ekman, psicólogo norte-americano, foi o consultor do seriado “Lie to Me”, que conta as histórias de um grupo treinado para solucionar crimes através da observação da linguagem corporal dos suspeitos.

Para Paulo Ekman, existem pelo menos 15 sinais de linguagem corporal que podem identificar uma mentira, como coçar o nariz, não encarar o interlocutor, coçar uma das orelhas, tentativa de limpar um dos olhos, etc.

Linguagem corporal e atração

O cientista Charles Darwin foi um dos primeiros estudiosos a abordar a linguagem corporal no reino animal, na tentativa de encontrar uma parceira. Os machos, geralmente, são os que cortejam as fêmeas, muitas vezes alterando o seu comportamento, criando movimentos e posturas que possam atrair a atenção das fêmeas e aumentar as suas chances de reprodução.

Entre os seres humanos, a linguagem corporal também tem um papel importante na sedução. A maneira como um indivíduo macho se comporta em qualquer relacionamento com uma mulher pode alterar sua capacidade de sedução. Embora haja entre as pessoas a comunicação oral, a linguagem corporal exerce uma grande influência, que é percebida instintivamente pelas pessoas.

A linguagem corporal entre os sexos revela a disponibilidade e o interesse para um relacionamento amoroso ou um envolvimento físico. Assim, um homem que apresenta uma postura confiante e desinibida, geralmente terá mais capacidade de atração. O sucesso de uma paquera muitas vezes depende da atitude e da capacidade de se conseguir interpretar a linguagem corporal da pessoa que nos interessa.

Assim, se uma mulher mexe com o cabelo, por exemplo, enquanto conversa com um homem, está mostrando interesse nele e um homem, quando olha diversas vezes para uma mulher, diretamente nos olhos, está indicando que está interessado.

Devemos salientar, porém, que a linguagem corporal masculina é diferente da feminina. Além disso, podemos encontrar diferenças entre a linguagem corporal de pessoas do mesmo sexo, já que elas são resultantes de cada personalidade, podendo também gerar comportamentos distintos de linguagem corporal.

Linguagem corporal e gestual

É preciso não confundir a linguagem corporal com a linguagem gestual. A linguagem gestual é mais objetiva, apresentando em cada gesto um significado próprio, estabelecido geralmente pela convenção, pela convivência entre as pessoas. Na linguagem corporal, os gestos e posturas são mais subjetivos, podendo revelar instintivamente uma atitude mental ou física, e assim independem da cultura e do conhecimento de uma pessoa.

O significado de Linguagem Corporal está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Linguagem Corporal |