Liderança é uma palavra de origem inglesa, Leader ou liderança (leadership).
A liderança possui um papel muito importante em qualquer organização. Liderar é saber comandar pessoas, definindo a direção de uma equipe. Gerando Motivação, inspirando e influenciando a mesma a contribuir para o sucesso organizacional.
Liderança envolve ter objetivos claros, unidade, compromisso e habilidades para conseguir alcançar esses objetivos. É uma interação interpessoal onde o líder influencia as atividades de um determinado grupo, na realização de determinadas tarefas.
Um bom líder é aquele que demonstra positividade, confiabilidade e principalmente proatividade. Possui a capacidade de comunicar eficazmente a sua visão e persuadir pessoas a dedicarem-se a certos objetivos e metas.
Um líder em tempos de crise é capaz de pensar e agir criativamente. Ser líder é diferente de ser gestor. Liderança não pode ser ensinada, mas aprendida e melhorada.
A capacidade de liderança exige estar disposto a melhorar a cada dia e a fazer as coisas acontecerem, influenciando positivamente outras pessoas e motivando-as a alcançarem os resultados esperados.
Existem diferentes estilos de liderança. Assim como vantagens e desvantagens em cada uma delas. Cada estilo se adapta aos objetivos de uma organização. Os três tipos de liderança mais comuns entre líderes e suas equipes são:
Também chamada de liderança participativa. Na liderança democrática o líder valoriza a contribuição dos membros de sua equipe. É um tipo de liderança que contribui com a autoestima dos funcionários, pois esses fazem parte do processo de tomada de decisões.
Liderança autocrática, também chamada de liderança autoritária ou diretiva é aquela em que o líder toma as decisões sozinho. Ninguém costuma contestar a decisões de um líder autocrático. Cuba e Coreia do Norte possuem esse tipo de liderança. Em empresas que adotam esse tipo de liderança, os líderes tomam as decisões individualmente sem a participação de seus subordinados.
A liderança liberal ou liderança laissez faire( termo oriundo do francês) que significa “deixai fazer”, é um tipo de liderança como o próprio nome sugere, onde o líder dá total liberdade a sua equipe. Ele não se impõe aos seus subordinados supondo que estes não necessitam de supervisão. Há apenas uma pequena participação do líder.
No entanto, é preciso tomar cuidado com esse tipo de liderança, pois nem todos os membros da equipe possuem as mesmas características. E alguns podem necessitar de uma supervisão ou liderança mais forte para poderem desempenhar suas funções.
As organizações precisam diferenciar líderes de chefes ou gerentes. Há certa confusão em relação a isso. Enquanto chefes e gerentes costumam ser autoritários e exigirem obediência de seus subordinados, os líderes já utilizam sua capacidade de liderança de maneira que seus subordinados o respeitem e trabalhem em prol da empresa de maneira satisfatória.
As organizações que possuem bons líderes conseguem muito mais facilmente atingir suas metas e objetivos. Uma das características de um líder é a sua capacidade de conquistar sua equipe de forma que todos participem, colaborem e deem o melhor de si para trazer sucesso para a organização.
Uma gestão de qualidade depende de bons líderes, pois ele será o espelho dos outros membros da organização. Suas habilidades devem envolver respeito, simpatia, sinergia com sua equipe, competência profissional e capacidade em envolver seus funcionários no processo de desenvolvimento da empresa.
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