Libertino é classificado como um adjetivo e substantivo masculino. O termo se deriva de libertinagem, que por sua vez, se originou de liberdade – do Latim libertas, que significa “o que é livre”.
O significado de Libertino, como adjetivo masculino, serve para indicar uma pessoa com ausência de senso moral, isto é, é um indivíduo sem limite de conduta, que possui um comportamento devasso, licencioso, depravado.
Libertino, como substantivo masculino, qualifica o homem dissoluto, que atua com libertinagem, que é devasso. É aquele que é desregrado em sua conduta.
Seu significado se refere aos literatos e pensadores da Europa que deixavam de lado os seus princípios morais – em especial àqueles que estavam associados com a moral sexual.
A libertinagem teve sua maior manifestação no final do século XVIII, com influência forte da literatura – que expressava o sexo livre: o pensamento daquela época foi abalado com essas obras. O libertino, assim, tinha como objetivo ter prazer pessoal, rompendo com toda a estrutura social que o envolvia.
Os termos “libertino”, “liberdade” e “libertinagem” estão conectados de forma direta, e por isso, seus conceitos devem ser conhecidos.
A liberdade, como se sabe, é o direito (a faculdade) de fazer ou não alguma coisa, isto é, é a condição do homem ser livre de fazer o que quiser – desde que dentro da lei, obviamente.
De modo oposto, existe a libertinagem, pois ela exalta a forma errada de usufruir desta liberdade – esta é a característica do indivíduo libertino: o abandono dos costumes e ultrapassagem dos limites dos bons comportamentos.
O significado de Libertino está na categoria Significados