Lhaneza é classificado como um substantivo feminino. O termo é uma junção do Espanhol llano, que significa “raso, liso, plano”, do Latim planus, que é “vazio de relevo, plano” com o sufixo –eza, que forma nomes de ação.
O significado de Lhaneza é sinceridade, franqueza, simplicidade, lisura. É a característica ou particularidade do que apresenta afabilidade.
Ou seja, lhaneza procura indicar alguém ou algo que é lhano. Lhano é um adjetivo utilizado para indicar alguém que é franco, delicado, afável, sincero, amável, despretensioso e simples. É uma pessoa que se comporta e age com sinceridade, que expressa simplicidade, despretensão. É um indivíduo gentil, que apresenta afabilidade.
O termo não é muito comum para a linguagem do dia a dia. Porém, ele já foi usado com ironia em um episódio no Supremo Tribunal Federal – na ocasião, Joaquim Barbosa, ministro do STF, referiu-se da seguinte forma para com o presidente do STF, Gilmar Mendes:
“Vossa Excelência veio com a sua tradicional gentileza e lhaneza.”
Os adjetivos fornecidos por Joaquim Barbosa foram irônicos, pois Gilmar Mendes apresentava tudo o que era oposto à lhaneza.
Gilmar Mendes retrucou com os dizeres:
“É Vossa Excelência que dá lição de lhaneza ao Tribunal.”
A palavra lhaneza ainda pode apresentar outros sinônimos:
A lhaneza é um aspecto positivo, que faz (ou pode fazer) parte de todos os seres humanos.
No caso do âmbito profissional, a lhaneza se torna fundamental. Um exemplo é a área do Direito, especialmente tratando-se de advogados.
A lhaneza é abordada no Código de Ética e Disciplina, no artigo 45, instituído pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A lhaneza está presente no Capítulo VI, que aborda o dever de urbanidade dos advogados:
“Impõe-se ao advogado lhaneza, emprego de linguagem escorreita e polida, esmero e disciplina na execução dos serviços.”
O significado de Lhaneza está na categoria Significados