LENDA é uma palavra que surgiu a partir do latim “legend” que significa “aquilo que deve ser lido”. Mas o verdadeiro significado de lenda é: história contada oralmente que podem falar de costumes, fatos histórico ou qualquer outro traço da cultura de um povo.
Pode-se facilmente confundir mito e lenda, pois a lenda é a degeneração de um mito, pois na medida em que um fato é passado através das gerações ele pode ser alterado.
Antigamente era muito comum as pessoas se reunirem em frente as suas casas para contar causos e contos, nesse tempo se contava muitas histórias sobre santos e fatos sobrenaturais.
Foi daí que surgiram as primeiras lendas que tinham fundamento fictício ou fazer uma combinação de algum fato real com a adição de elemento criado pelo imaginário popular.
Geralmente as lendas trazem várias explicações para todo tipo de fato, mesmo que não sejam cientificamente provados. Mas uma lenda pode ser sim um fato verdadeiro.
Existem várias explicações teóricas para as lendas:
As lendas brasileiras mais conhecidas são aquelas que eram contadas nos terreiros das fazendas, sítios Lobisomem, mula sem Cabeça, Saci Pererê e outras.
As lendas que surgem de histórias populares criadas nas ruas das cidades são conhecidas como lendas urbanas.
São histórias que surgem a partir das muitas histórias e grande parte delas, criadas nas ruas de muitas cidades.
Exemplo de lenda urbana: a lenda do homem do saco, lenda da mulher do banheiro, lenda do palhaço.
O termo é muito utilizado para descrever os fatos do imaginário popular um bom exemplo é o filme “Lenda Urbana” que conta a história de uma série de crimes acontecidos no passado que aterrorizam uma população inteira.
O significado de Lenda está na categoria Significados