LDL e HDL são siglas importantes que estão ligadas a nossa saúde. Nosso organismo possui certas moléculas chamadas de lipoproteínas que servem para transportar o colesterol no sangue. Temos dois tipos importantes de lipoproteínas. A lipoproteína de baixa densidade (LDL) e a lipoproteína de alta densidade(HDL)
Colesterol é um tipo de substância gordurosa encontrada em nossas células, podendo ser produzida pelo nosso fígado, ou seja, de origem endógena ou adquirida através da alimentação de origem exógena.
Por se tratar de uma substância gordurosa, o colesterol não pode ser dissolvido no sangue. Dessa forma, para que ele possa percorrer a corrente sanguínea ele necessita das lipoproteínas que são produzidas pelo fígado.
As principais lipoproteínas são o LDL e o HDL.
LDL, do inglês, Low Density Lipoprotein, significa lipoproteína de Baixa Densidade. O colesterol LDL pode se acumular nas paredes das artérias aumentando as chances de doenças cardíacas. Por isso, ele é chamado de mau colesterol.
O LDL ou mau colesterol entra nas células, fazendo com que o excesso fique acumulado nas artérias em forma de placas gordurosas, o que pode causar um problema chamado arteriosclerose.
Quanto menor for o valor do colesterol LDL, menor será o risco para à saúde.
HDL, do inglês, High Density Lipoprotein, significa Lipoproteína de Alta Densidade. O HDL é o chamado bom colesterol, portanto é o colesterol benéfico ao organismo. O HDL é responsável por eliminar o mau colesterol e sua alta concentração no sangue faz com que diminua os riscos de problemas cardíacos.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia coloca os seguintes valores de referência para o colesterol no sangue.
O HDL, bom colesterol, é aconselhável os seguintes valores:
O LDL, mau colesterol,
Estes são os valores de referência que aparecerão nos exames de sangue. É uma forma de interpretar os níveis de colesterol, mas somente os números por si só não são suficientes para estimar os riscos à saúde.
Outros fatores deverão ser levados em conta, como idade, pressão arterial, vida sedentária, tabagismo, abuso de álcool, entre outros que podem ser causas de riscos cardíacos.
O significado de LDL e HDL está na categoria Significados