O termo lato sensu vem do latim e o seu significado é o de sentido amplo. O termo é usado em algumas áreas do conhecimento como semiótica, linguística e direito referindo-se a questões próprias de cada área que devem ser interpretadas num sentido mais amplo ou abrangente, no sentido lato.
Contudo, o termo é mais popularmente conhecido quando usado para se referir aos cursos de pós-graduação que são concluídos em um menor período de tempo em comparação com os cursos denominados stricto sensu.
Lato Sensu e Stricto Sensu
Entende-se como stricto sensu (sentido estrito) as pós-graduações mais completas, mestrado e doutorado, as quais indivíduos com o diploma do curso superior podem se candidatar e em que ao final do período de conclusão do curso conferem-se diplomas aos alunos e os títulos de mestre ou doutor.
Já na pós-graduação lato sensu serão encontradas cursos de especialização e os chamados Master Business Administration, mais conhecidos como MBA. Esses tem duração mínima de 360 horas e não conferem diplomas aos seus alunos depois que o curso é concluído, mas somente o certificado.
Nas especializações stricto sensu, que compreendem mais tempo de curso e são teoricamente mais abrangentes, os alunos são compelidos a buscar novas ideias, a resolver novos problemas e a criar novas teorias, ou seja, recebem uma formação mais científica.
Enquanto que nas pós-graduações lato sensu, de menor duração, os conteúdos são mais específicos e direcionados e os alunos desenvolvem uma abordagem mais técnica e prática para a resolução de problemas apoiados em teorias consagradas pela academia.
O significado de Lato Sensu está na categoria Significados