Lato é gramaticalmente classificado como um adjetivo na língua portuguesa mas que é uma palavra oriunda do latim. Seu significado pode ser diretamente entendido como vasto.
Lato é uma palavra que é usada para dar a característica de vastidão a algo.
O significado de lato pode ainda ser entendido como largo, amplo e extensivo.
O uso desta palavra pode ser levado para vários casos e situações, como o seu uso no meio temporal, no meio intelectual e no meio temporal.
Alguns exemplos que podem ajudar no entendimento da palavra Lato:
“Aquele jogador tem um lato conhecimento sobre formas de bater faltas”.
Ou
“Aquele estudante de música tem um lato conhecimento acerca da música clássica”.
Essas duas expressões “Lato sensu” e “Strictu sensu” estão dispostas em latim mas seu significado exato são, de forma respectiva, “Sentido lato” e “Sentido estrito”.
Desta forma, o sentido lato, que graças a palavra lato adquiri também o valor de sentido amplo, é caracterizado por se referir a um ponto de vista mais aberto ou amplo, englobando diversas variáveis que podem estar inseridas em uma situação ou conceito.
Já o “Sentido estrito” se refere a uma visão mais especifica da mesma situação exposta no exemplo anterior.
Um bom exemplo que pode exemplificar e mostrar de forma clara o entendimento do uso dessas expressões é a seguinte, primeiro no sentido lato:
“A expressão corporal é uma amostra das várias facetas do ser humano”.
Já no sentido estrito:
“A dança é a amostra de apenas uma das muitas vertentes do ser humano”.
As duas expressões também podem ser usadas na descrição de pós graduações, pois as chamadas de lato sensu são as feitas por programas de especialização e os de stricto sensu são constituintes em programas de doutorado e também mestrado para pessoas que apresentam diploma de curso superior.
O significado de Lato está na categoria Significados