Lastreado é um adjetivo derivado do verbo lastrear, além de também ser a forma nominal de lastrear no particípio – ou seja, lastreado mostra a ação já terminada. Lastreado também deriva das palavras: lastro e lastrar.
Lastreado deriva do verbo lastrear, que por sua vez é o mesmo que lastrar, que significa acrescentar firmeza ou difundir-se.
Dependendo do contexto, lastrear pode ter sentido conotativo ou denotativo. Essa palavra é usada mais usualmente nas áreas de operações financeiras e creditícias. Ao ser usada nesse ramo, lastrear costuma significar o ato de embasamento e garantia de algum tipo de crédito. Na economia, lastrear contém o mesmo significado jurídico que lastro.
Já o lastro significa um peso, e economicamente falando, lastro significa a garantia implícita de um ativo. Ou seja, o lastro é a garantia de que as moedas e cédulas que estão em circulação na praça tem realmente um valor. Sendo assim, para que uma moeda tenha real valor temos que lastrear a moeda.
Lastrado também possui o mesmo significado que lastrar, ou seja, equilíbrio. Algo lastrado significa algo que está equilibrado.
Lastreado – lastrar, lastrear e lastro – não possuem antônimos, e os seus sinônimos são os seguintes:
Em outro contexto, nós ainda temos os títulos lastreados – que no caso são as securitizações ou titularizações. Essa é uma prática financeira onde se agrupam vários tipos de ativos financeiros (os títulos de créditos, que são as faturas emitidas e ainda não pagas, algumas dívidas referentes a empréstimos e etc.) e os convertem em títulos padronizados e que são negociáveis no mercado capital interno e externo.
A prática de transformar ativos financeiros em títulos lastreados é utilizada pelo sistema de financeiro para arrecadar fundos e dividir riscos. Os títulos são um compromisso de pagamento futuro, de principal e juros, onde os riscos associados ao sistema financeiro são passados para o comprador.
Quando uma dívida (notas, duplicatas, cheques, promissórias) é convertida em título lastreável, ela também se torna negociável entre diversas instituições financeiras. Além disso, transformá-los em títulos lastrados irá combater a inflação – pois os cedentes poderão liberar seus fundos, aumentando sua atividade ou gerando novos ativos.
Os títulos lastreados podem ser adquiridos em instituições financeiras, como Bancos, Distribuidoras de Valores ou Fundos de investimentos, e são uma forma de rentabilizar o capital investido.
As principais vantagens dos títulos lastreados são:
As principais desvantagens:
Lastreado em inglês é ballested.
O significado de Lastreado está na categoria Significados