Laicidade é uma palavra que se refere à qualidade do que é laico, leigo ou não religioso. É um substantivo feminino, e o significado de laicidade diz respeito a um sistema ou doutrina que sugere que igrejas ou religiões não possam exercer nenhuma forma de atividade que influencie o poder político, administrativo e nem na cultura.
Devido à laicidade do estado, o sistema político se separa da religião, mas o estando não se torna contra a religião.
O estado laico significa um poder político que não age por motivos religiosos, assim como sua cultura e ensino, que também são separadas da religião mas não são promovidos contra doutrinas religiosas.
A maioria dos países adotaram um estado laico, provendo um campo neutro nas decisões determinadas pelos poderes incluídos no estado, além de proporcionar a proteção do ensino (educação) e cultura, já que esses dois, como parte construtora da consciência do cidadão, e assim da estrutura da sociedade, poderiam subverter os valores adquiridos democraticamente a valores impostos pelas religiões.
No Brasil, o rompimento dos laços entre igreja e estado se deu com a proclamação do regime republicano de 1889, quando a nova constituição de 1891 foi promulgada.
Com a constituição de 1988 do Brasil, foi resguardado o direito individual de liberdade religiosa, ou seja, na esfera privada do indivíduo, o direito a sua religião, seja ela qual for, deve continuar, mas não na esfera pública, onde está o estado, sendo também proibido a relação com qualquer tipo de força, influencia ou dependência religiosa.
Laicismo, laicidade ou secularismo francês tem o mesmo significado quanto a separação da religião e do estado, que é: qualidade do estado que é laico, ou seja, que não sofre influência de nenhuma religião.
Mesmo o secularismo francês sendo algo bastante antigo, essa atual legislação é de origem da lei francesa de 1905 que determinada a separação das esferas políticas (o estado) e religiosa (a igreja). No século XX a lei foi modificada para significar a igualdade na forma que eram tratadas todas as religiões.
Um fato importante sobre o significado entre essas palavras é que apesar de tratarem sobre o mesmo assunto quando dado o sentido político, laicismo e laicidade não podem ser confundidos como a mesma coisa.
Laicismo está mais para o desaparecimento da influência religiosa, e laicidade está mais para o sistema político em si.
A laicidade na cultura no Brasil serviu para ajudar na formação da igualdade religiosa, promovendo a paz, assim como o crescimento de outras igrejas e religiões.
O significado de Laicidade está na categoria Significados