Lactose é uma palavra que tem origem do latim derivada de lac=leite e ose=química.
Lactose é uma substância presente no leite. É o tipo de açúcar que contém no leite. A lactose é formada pela união de dois tipos de açúcar. A glicose e a galactose.
A glicose e galactose fazem parte de um grupo de substâncias químicas chamadas de monossacarídeos. Sacarose é a composição química mais simples para o açúcar. Como a lactose é formada por dois monossacarídeos, glicose e galactose, ela então compõe o grupo de substâncias que são chamadas de dissacarídeos.
Intolerância a lactose:
A intolerância a lactose acontece devido à característica de algumas pessoas não terem condições de digerir a lactose. O organismo não produz a enzima responsável pela digestão desse tipo de alimento.
A digestão dos alimentos é realizada pela ação de enzimas. Acontece uma reação química da enzima com a substância a qual deverá ser digerida. E o produto resultante dessa reação são estruturas mais simples derivadas do alimento.
A produção de enzimas começa desde a mastigação dos alimentos e inicialmente são liberadas na saliva que auxiliam na formação do bolo alimentar.
O organismo vai produzindo e liberando as enzimas que são necessárias para a quebra e digestão de cada alimento.
A lactase é a enzima que digere a lactose. A enzima tem a função de fazer a quebra da estrutura dividindo em uma composição mais simples. Neste caso, a lactase quebra a lactose em galactose e glicose.
Se o organismo da pessoa não digere a lactose, ocorre a ação das bactérias presentes no intestino, produzindo compostos como ácidos orgânicos e gases devido à fermentação da lactose.
A intolerância a lactose pode causar alguns desconfortos, fazendo com que as pessoas deixem de ingerir alimentos que contém lactose.
Alguns sintomas apresentados são: