Lacrar é classificado na gramática portuguesa como um verbo que significa o ato de fechar ou isolar algo, selar ou mesmo colocar um selo de chumbo em uma placa de veículos como forma de identificação.
A ação de se lacrar um objeto é para que o mesmo não seja violado e caso haja alguma tentativa a mesma é logo reconhecida. Existem várias formas de se lacrar alguma coisa que pode ser através de uma cola, tipo de encaixe ou mesmo com o uso de faixas colantes (adesivos), cadeados ou selos.
Alguns produtos são comercializados de forma lacrada como, por exemplo, extintores de incêndio ou aparelhos eletrônicos que servem como uma espécie de garantia ao consumidor, o qual compreende que o objeto foi fechado de forma devida pelo fabricante e o mesmo chega intacto as mãos do cliente.
Em outras palavras, lacrar um objeto é uma alternativa de segurança, pois se evita possíveis quedas e alterações que seriam facilmente realizadas caso ele estivesse solto ou armazenado de forma simples e sem restrições.
Os principais sinônimos de lacrar são: selar, carimbar, chancelar, assegurar, certificar, tapar, trancar e cerrar. Já o seu antônimo é deslacrar.
Lacrar também pode ser empregado como gíria e o mesmo é sinônimo de arrasar, mandar bem, ser bem sucedido e alcançar a vitória sobre alguém. O seu uso tornou-se bastante comum na internet após a virilização do vídeo do youtuber Romagaga Guidini sobre um álbum da cantora Britney Spears, a qual estaria fazendo um grande sucesso e lacrando as inimigas. Depois voltou a utilizar o termo para o álbum de Beyoncé.
Após a virilização dos vídeos, vários usuários do Twitter e também do Facebook passaram a utilizar a gíria com o intuito de descrever que faz ou fez algo para arrasar. Se uma pessoa ouve de outra que “lacrou”, é porque se saiu bem diante de alguma situação, ou seja, é um tipo de elogio.
O significado de Lacrar está na categoria Significados