Labuta é um substantivo feminino e flexão do verbo labutar (2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo e 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo se deriva de labor, que por sua vez, tem origem no Latim labor, que significa “trabalho, fadiga, exigência física, dor”.
O significado de Labuta é trabalho, lida, serviço, ou seja, é a palavra que indica uma tarefa penosa (trabalho árduo e prolongado) que precisa ser realizada, tendo-se também muito empenho.
É um termo também aplicado para atividades que exigem mais força ou para trabalhos manuais. É, da mesma maneira que a palavra labor, uma tarefa que faz com que o indivíduo sinta-se sobrecarregado pelo peso do trabalho, tornando-se uma atividade sofrida.
Por exemplo: “Meu marido sempre chega esgotado em casa - sua labuta diária está o consumindo.”
A labuta é sinônimo de esforço, faina e luta, pois o homem precisa aplicar tudo que existe para que se possa sobreviver, ou seja, ele retira da natureza e da produção o que é essencial para se manter vivo – é o mesmo que subsistência: é a busca pela conservação da espécie humana para que ela continue a existir (o mesmo que os animais praticam para sobreviver – caçando ou tendo como base a alimentação vegetal).
Labuta também pode aparecer como gíria, tendo o significado de estar indo ao trabalho, para a labuta, isto é, que está a caminho do trabalho.
Por exemplo: “Estou quase chegando na parada de ônibus próxima a minha labuta.”
Ainda, pode-se usar a palavra aplicando-a em frases de sentido da vida.
Por exemplo: “A labuta diária do meu pai é trabalhosa.”
O significado de Labuta está na categoria Significados