Labéu é um substantivo masculino da gramática portuguesa, o qual possui os seguintes significados: desonra ou desdouro. O termo se associa a palavras como injúria, vergonha e infâmia que, de certo modo, podem ser considerados alguns de seus sinônimos. De acordo com o dicionário priberam, labéu possui origem obscura.
A palavra labéu é pouco utilizada, mas quando é empregada nota-se sua presença em diálogos e orações na norma culta da língua para se referir a alguém que tentou ou realizou ações de caráter difamatório contra outra pessoa, ou seja, é uma palavra que indica algum aspecto ou detalhe negativo. Por exemplo: “Infelizmente as pessoas só querem enxergar o lado bom e bonito das histórias, mas se esquecem dos labéus que a compõem”.
“Labéus da conquista espanhola” é o título de um artigo escrito por Wander de Lara Proença e que se encontra na coletânea “Textos didáticos: História da América”, organizado por José Miguel Arias Neto, cujo lançamento foi realizado em 2004.
Na obra “Raízes do Brasil”, escrita pelo historiador brasileiro Sergio Buarque de Holanda (1902 – 1982) há uma menção ao labéu associado aos trabalhos servis em que se obrigava a escravidão, a qual prejudicava até os descendentes.
A palavra labéu é encontrada no hino da Proclamação em que se diz:
“Este canto rebel, que o passado/ Vem remir dos mais torpes labéus!".
Tais versos reportam a necessidade de resgaste de todas as ações desonrosas e vergonhosas que fazem parte do passado histórico.
Os sinônimos de labéu são:
O significado de Labéu está na categoria Significados