Significado de Kyoto


O que é Kyoto



Kyoto é um termo pode ser grifado tanto com “K” como com “Q”. Kyoto ou Quioto é uma cidade japonesa que se localiza no sul do país e que já foi capital do Japão Imperial, cuja substituição pela cidade de Tóquio foi realizada no ano de 1868.

Kyoto forma, com as cidades de Kobe e Osaka, o Keihanshin, que é uma região metropolitana localizada na província de Hyogo. Keihanshin é considerada a segunda região urbana mais populosa do país e que concentra cerca de 15% dos habitantes japoneses.

Kyoto ganhou destaque internacional após sediar a Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o clima, cujo evento recebe o título de COPs (Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas), no ano de 1997.

Além do mais, Kyoto já foi apelidada no Ocidente como a “Velha Capital” e “Cidade dos Samurais”, tendo em vista que durante muito tempo era conhecida pelo nome de Meaco (ou em japonês Miyako), cuja tradução é “capital”.

Dentre as grandes cidades, Kyoto é a única que preserva os machiya (casas tradicionais) que foram construídas antes da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o último censo japonês realizado em 2015, Kyoto é a nona maior cidade do país, com uma população de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. A cidade ainda sustenta a maior produção de quimonos e é a sede mundial da Nintendo, que atua na área de jogos eletrônicos.

Na educação, Kyoto se destaca no ensino superior. A Universidade de Quioto é uma das mais importantes do país e já teve alunos e pesquisadores que ganharam o Prêmio Nobel, como é o caso do físico Hideki Yukawa (1907 – 1981), que foi o primeiro estudioso a formular a hipótese dos mésons, cujo embasamento se deu por meio de trabalhos teóricos realizados acerca das forças nucleares.

Protocolo de Quioto

O Protocolo de Quioto é um acordo de nível internacional que estabeleceu rigidamente a ratificação para que os países realizassem a redução da emissão dos gases que provocam, dentre outros problemas, o agravamento do efeito estufa. Antes de Quioto, houve seis conferências mundiais, a saber:

  • Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972;
  • Conferência de Toronto, no Canadá, em 1988;
  • Conferência de Genebra, na Suíça, em 1990;
  • Conferência no Rio de Janeiro (também conhecida como Eco-92), no Brasil, em 1992;
  • Conferência de Berlim, na Alemanha, em 1995;
  • Conferência de Genebra, na Suíça, em 1996.

O Protocolo de Quioto oficialmente entrou em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, e de acordo com o documento, os países devem obedecer a um cronograma que prevê a redução de 5,2% da emissão de gases poluentes no período de 4 anos (entre 2008 e 2012), que foi chamado de primeira fase do acordo.

Para a realização desse propósito, algumas ações foram sugeridas pelo documento como, por exemplo:

  • Proteção de florestas e demais áreas verdes;
  • Maior uso de fontes de energias limpas;
  • Redução das emissões de metano (muito comum nos sistemas de depósito de lixo orgânico);
  • Definição da concessão de certificados, que deverão ser emitidos em casos de redução da emissão de gases poluentes.

Contudo, após dez anos em que o protocolo entrou em vigor, os dados foram divulgados e de acordo com eles, o acordo não alcançou os objetivos iniciais estabelecidos, pelo contrário, constatou-se que no período entre 2005 e 2012 a emissão de gases sofreu um aumento de aproximadamente 16%.

Ainda sim, há uma nova possibilidade de se alcançar a meta, pois foi estabelecido o prazo até o ano de 2020.

O significado de Kyoto está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Kyoto |