Significado de Kwanzaa


O que é Kwanzaa



Kwanzaa é uma palavra em suaíli – um idioma banto com inúmeros falantes na África.

O significado de Kwanzaa é “primeiros frutos”. O termo surgiu na frase “Kwanzaa do ya matunda”, que quer dizer “primeiros frutos da terra”.

Kwanzaa é uma comemoração caracteristica da cultura afro-americana, cultural e religiosa, festejada entre 26 de dezembro e 1 de janeiro.

Para a cultura tradicional africana, o Kwanzaa era uma celebração praticada pelos povos do sudoeste africano em agradecimento à colheita.

O Kwanzaa contemporâneo já tem sua criação em 1966, através do líder ativista e precursor do UsOrganization, Ronald Karenga. Este grupo luta a favor dos direitos dos negros, enquanto que o Kwanzaa contemporâneo foi desenvolvido para que a população negra se aproximasse de suas origens africanas.

A ideia por trás do Kwanzaa é buscar os verdadeiros ideais fraternais que sempre acontecem nas comemorações de fim de ano, mas que infelizmente não se encontram mais – afinal, o Natal se tornou um feriado símbolo de consumismo, sem lembrar-se dos valores de outrora e que são os mais importantes.

Pelas datas, o Kwanzaa pode ser celebrado de maneira concomitante com o Natal ou o Hanukkah, já que se possui uma essência inter-religiosa onde são valorizados os significados de união comunitária e familiar.

Valores do Kwanzaa

O festejo do Kwanzaa é rodeado de sete fundamentais valores, chamados de Nguzo Saba. Os valores foram criados por Ronald Karenga.

São eles:

  1. Umoja: está relacionado à unidade da família, dos povos, da comunidade, etc.,
  2. Kujichagulia: é a autodeterminação,
  3. Ujima: representa a coletividade e a responsabilidade,
  4. Ujamaa: está associado com a solidariedade e a economia cooperativa,
  5. Nia: é o propósito – cuidar dos objetivos próprios e da segurança geral,
  6. Kuumba: está relacionado à criatividade a fim de prosperar a comunidade,
  7. Imani: representa a fé e a confiança.

Símbolos do Kwanzaa

O Kwanzaa também conta com simbolismos, tal como o Hanukkah e o Natal.

Um dos exemplos principais é o Mkeka, tecido que traz significado da fundação história dos ancestrais da África, é colocado sobre a mesa e tem vários objetos sobre ele dispostos, como estes abaixo:

  • Kinara: é um candelabro com sete braços,
  • Mazao: são as frutas e plantas postas em uma tigela,
  • Mishumaa Saba: são sete velas que fazem a representação dos valores do Kwanzaa – são três velas vermelhas, três velas verdes e uma preta,
  • Muhindi: são espigas de milho,
  • Zawadi: são as prendas para as crianças,
  • Kikombe cha Umoja: é uma xícara, que simboliza a unidade familiar e da comunidade.

Há uma preparação especial para as velas (Mishumaa Saba). Elas são postas seguindo uma ordem: a vela preta, simbolizando o povo africano, deve ser posta no meio da Kinara e é acendida no primeiro dia da celebração.

As três velas vermelhas, representando a luta do povo africano, devem ser colocadas no lado esquerdo, e as velas verdes (que simbolizam a esperança) são postas no lado direito.

Cada vela representa uma das sete qualidades do Kwanzaa e, todos os dias, uma delas precisa ser acesa.

No Brasil, a celebração do Kwanzaa é pouco conhecida e acaba sendo restrita a famílias negras que ainda conhecem e valorizam a história e a cultura da África. É possível encontrar uma página na rede social Facebook com o nome de “Kwanzaa Brasil” que tem como objetivo manter a tradição africana viva e chamar mais pessoas em torno desta.

O significado de Kwanzaa está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Kwanzaa |