Kung Fu é um termo cujos significados em mandarim (idioma oficial da China) podem ser traduzidos como: “aquilo que foi conseguido com muita competência e esforço” ou “trabalhar duro”.
Kung fu, no mandarim coloquial, é utilizado para designar uma habilidade adquirida com tempo, perseverança, disciplina e esforço; uma expressão que se emprega para ressaltar a destreza de alguém em uma arte ou atividade.
Embora estes sejam os significados originais do termo Kung fu, no ocidente ele serve para designar um estilo de arte marcial chinesa.
É impossível datar e definir com precisão a origem do Kung Fu. É provável que as artes marciais chinesas tenham surgido da necessidade de autodefesa, de técnicas de caça e treinamento militar na China antiga. Existem tratados de luta e tática militar milenares na China, sendo “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, escrito no século VI a. C, o mais conhecido.
Considera-se que a origem do Kung Fu não vem da luta em si, e sim de seus significados ou princípios filosóficos. Por isso, se data seu surgimento do ano de 527 d.C., quando, segundo a lenda, um monge budista chamado Ta Mo chegou ao monastério de Shaolin (Henan, Norte da China).
Ta Mo considerava que era benéfico para as práticas espirituais dos monges que eles tivessem corpos sãos e boa saúde; por isso, ensinou-lhes uma série de exercícios para lhes auxiliar em suas meditações. Esses exercícios, que eram 18, deram origem a habilidades de luta. A partir daqueles, foram criados 24 novos movimentos, e assim, sucessivamente, começaram a surgir os primeiros estilos. Entretanto, é provável que no Monastério de Shaolin, os monges não desconhecessem por completo os significados de algumas habilidades de luta, antes da chegada de Ta Mo.
O Kung Fu se popularizou no mundo inteiro na década de 70, com os filmes de luta de Kung Fu de Bruce Lee. Artistas e atores praticantes de lutas de Kung Fu, como Jet Li e Jackie Chan, seguiram fomentando o sucesso das produções desse gênero.
Mais recentemente, para o público infantil, o Kung Fu foi popularizado através do filme e da série animada Kung Fu Panda, protagonizada por alguns dos animais tradicionais do Kung Fu (tigre, macaco, serpente).
Com o sucesso advindo do cinema, o interesse em como aprender a lutar kung fu só foi crescendo no ocidente. Hoje, existem escolas de Kung Fu em diversos países, inclusive no Brasil, e pessoas de todas as idades se interessam em saber como lutar Kung Fu.
Um dos símbolos relacionados ao Kung Fu é o Yin-yang, ou Tao: um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada, com uma metade negra e outra branca. Mas não há consenso quanto a ser o Yin-yang símbolo do Kung Fu.
Existem incontáveis estilos de Kung Fu, entre os quais podemos citar:
Existe ainda: o estilo Macaco, estilo Águia, estilo Dragão, estilo Louva a Deus, entre outros. É notável que no Kung Fu os nomes e golpes dos estilos, muitas vezes, têm significados relacionados a elementos da natureza.
Como uma arte marcial milenar que se popularizou ao redor do mundo, em muitos casos, o Kung Fu foi perdendo suas bases filosóficas e se voltando para objetivos pragmáticos. Hoje, muitos falam em uma divisão entre Kung Fu moderno e Tradicional, cada um com significados próprios. O Kung Fu moderno seria esse mais pragmático, voltado apenas para a obtenção de condicionamento físico. Já o Kung Fu tradicional seria o tipo de treinamento que se mantém fiel às suas bases filosóficas e visa a integração entre corpo e mente.
A música Kung Fu Fighting, de Carl Douglas, gravada em 1974, é uma das canções mais exploradas pelo cinema. Pelo menos 19 filmes têm a música como trilha sonora, entre eles “A Hora do Rush 3” e “Cidade de Deus”.
O significado de Kung Fu está na categoria Significados