Kumon é uma palavra de origem japonesa e significa autodidata. Além disso, Kumon também é o sobrenome do professor japonês Toru Kumon que desenvolveu o método de ensino e a instituição de educação que ficaram conhecidos internacionalmente como Kumon.
A instituição de ensino particular kumon ensina inglês, japonês, português e matemática, e usa como método incentivar o aluno a desenvolver o conhecimento por si próprio, tornando-se um autodidata.
Toru Kumon criou o Kumon em 1956 para ajudar seu filho Takeshi que estava tendo dificuldades com a disciplina de matemática na escola. Com a ajuda de sua esposa e mãe do menino, Toru que era professor de matemática desenvolveu o método e um material didático que se transformou em uma instituição que se espalhou pelo mundo e hoje está presente em mais de 40 países, contando com cerca de 4 milhões de alunos.
O método e a instituição Kumon estão presentes inclusive no Brasil, que teve sua primeira sede instalada em Londrina, Paraná, no ano de 1977, a primeira sede do Kumon na América do Sul.
O método Kumon foca na capacidade do aluno de resolver problemas por si próprio, buscando desenvolver essa capacidade ao máximo, através de exercícios e disciplina, trabalhando o raciocínio lógico, concentração, responsabilidade, inteligência prática e etc. Ensinando o aluno com o mínimo possível de interferência de um professor.
Para iniciar no Kumon o aluno passa por um teste que avalia a sua capacidade. A partir de então, e de forma suave ele vai evoluindo no aprendizado até tornar-se um autodidata.
O significado de Kumon está na categoria Significados