Kuduro é um termo angolano.
O significado de Kuduro é um estilo musical e de dança nascido na Angola e quer dizer “bumbum duro”. Este ritmo surgiu ainda na década de 1980, tendo como influência vários ritmos africanos e americanos, como é o caso do zouk, do techno, o rap, o reggae, etc.
O kuduro é um ritmo que foi difundido para diversos países que falam o português, como é o caso de Portugal e do Brasil. Caracterizado por ser dançante e rápido, o kuduro começou a ser cantado também em português, ocorrendo mistura com alguns dialetos da África.
Kuduro também tem esse nome para se referir aos movimentos corporais existentes na dança. As letras têm como aspecto o humor e o erotismo, além de proporcionar facilidade ao decorar com refrãos repetitivos.
No Brasil, o kuduro ficou popularmente conhecido através de uma versão mais pop e “aguada” que foi música-tema da novela Avenida Brasil, transmitida pela Rede Globo. Desde então, o ritmo faz parte das pistas de dança.
De maneira oficial, considera-se o kuduro como uma invenção do produtor e dançarino Tony Amado – chamado também de “Rei do Kuduro” – que teve inspiração nos movimentos dos golpes do ator Jean-Claude Van Damme durante o filme Kickboxer (no Brasil, o filme se chama “O Desafio do Dragão”), de 1989.
No filme, o ator está embriagado e começa a executar diversos movimentos constantes com o quadril rígido, o que não era comum na época. Pode-se notar que há o apoio das mãos nos quadris, o abrir e fechar dos braços de maneira frenética e também a flexão do joelho para dentro e fora das pernas.
Este estilo de dança utiliza como instrumentos típicos os eletrônicos, como uma caixa de ritmos.
É também similar ao funk carioca, afinal as letras abordam temas do cotidiano pobre e da sexualidade.
O significado de Kuduro está na categoria Significados