Significado de Kpi


O que é Kpi



KPI é uma sigla de um termo inglês Key Performance Indicator e que é traduzida para o português como Indicador-chave de Desempenho. Trata-se de uma técnica de gestão bastante utilizada pelas empresas para medir os seus processos com o intuito de lhes auxiliar para que alcancem os objetivos e consequentemente o sucesso.

Muitos chefes e executivos utilizam o KPI para que possam se comunicar com os demais colaboradores. Além do mais, ele contribui para que todos os funcionários se envolvam na missão da empresa e assim empreguem mais e melhor os seus esforços sobre as estratégias estabelecidas pela gestão.

Diferente da métrica, o KPI permite analisar o desempenho de cada meta alcançada e, com isso, os líderes conseguem perceber se devem manter o mesmo foco de atuação ou se é melhor realizar alguma alteração para melhorar o seu cenário.

Um bom KPI precisa ser simples e de fácil compreensão para que todos os colaboradores envolvidos o entendam com facilidade e que expresse o alcance ou não dos objetivos traçados. Por conseguinte, existem os KPIs que possuem diversas categorias, sendo as principais:

Indicadores Financeiros (ou Caixa);

Indicadores de Produtividade;

Indicadores Econômicos (ou de Resultados);

Indicadores de Mercado;

Indicadores de Análise de Investimentos Financeiros;

Indicadores de Análise de Investimentos Operacionais;

Indicadores de Marketing;

Indicadores Patrimoniais;

Indicadores de Gestão de Pessoas;

Indicadores de Vendas;

Indicadores de Risco (KRI).

Para escolher um bom KPI é necessário levar em consideração se ele está disponível para a análise e mensuração, se apresenta os resultados da estratégia adotada e/ou se os objetivos estão sendo alcançados, se apresenta os números relevantes para a análise e que permite a medição periódica.

Dentre os vários indicadores presentes no mercado, destacam-se três modelos: Balanced Scorecard ou BSC (separa os indicadores em perspectiva de Processos Internos, de Clientes, Financeira e de Aprendizado e Crescimento); Objectives and Key Results ou OKR (mantém seu foco nos indicadores de resultado) e Key Risk Indicators ou KRI (Mensura os riscos que possam se associar aos processos, setores e departamentos econômicos).

Exemplos de KPI

Como modelos de KPIs, têm-se os listados abaixo:

Time to Market: Refere-se ao tempo de lançamento de algum produto e envolve desde o momento de desenvolvimento de seu conceito até a sua disponibilidade para ser colocado à venda;

Lead Time: Também conhecido como Tempo de Aprovisionamento ou ciclo é o mesmo que o tempo de um processo, ou seja, o início e o seu término que pode ser ou não produtivo;

Stock Out: Também chamado de furo nos estoques é um termo empregado na logística para se referir à quantidade de vezes que um determinado item controlado no estoque chega ao saldo zero. É importante que gestores e colaboradores fiquem atentos a ele, pois é um indicador que aponta os riscos que podem gerar consequências negativas para a empresa;

Market Share: É o mesmo que quota, fatia ou participação no mercado que um produto possui em determinados períodos;

Produtividade Homem/ hora: É a quantidade de produtos que são produzidos por cada funcionário escalado para tal atividade;

Ociosidade: Refere-se à porcentagem de tempo em que máquinas ou funcionários ficaram parados;

Giro de Estoque: É o saldo médio que se obtém da razão de consumo e saída dos itens de estoque.

O significado de Kpi está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Kpi |