KPI é uma sigla de um termo inglês Key Performance Indicator e que é traduzida para o português como Indicador-chave de Desempenho. Trata-se de uma técnica de gestão bastante utilizada pelas empresas para medir os seus processos com o intuito de lhes auxiliar para que alcancem os objetivos e consequentemente o sucesso.
Muitos chefes e executivos utilizam o KPI para que possam se comunicar com os demais colaboradores. Além do mais, ele contribui para que todos os funcionários se envolvam na missão da empresa e assim empreguem mais e melhor os seus esforços sobre as estratégias estabelecidas pela gestão.
Diferente da métrica, o KPI permite analisar o desempenho de cada meta alcançada e, com isso, os líderes conseguem perceber se devem manter o mesmo foco de atuação ou se é melhor realizar alguma alteração para melhorar o seu cenário.
Um bom KPI precisa ser simples e de fácil compreensão para que todos os colaboradores envolvidos o entendam com facilidade e que expresse o alcance ou não dos objetivos traçados. Por conseguinte, existem os KPIs que possuem diversas categorias, sendo as principais:
Indicadores Financeiros (ou Caixa);
Indicadores de Produtividade;
Indicadores Econômicos (ou de Resultados);
Indicadores de Mercado;
Indicadores de Análise de Investimentos Financeiros;
Indicadores de Análise de Investimentos Operacionais;
Indicadores de Marketing;
Indicadores Patrimoniais;
Indicadores de Gestão de Pessoas;
Indicadores de Vendas;
Indicadores de Risco (KRI).
Para escolher um bom KPI é necessário levar em consideração se ele está disponível para a análise e mensuração, se apresenta os resultados da estratégia adotada e/ou se os objetivos estão sendo alcançados, se apresenta os números relevantes para a análise e que permite a medição periódica.
Dentre os vários indicadores presentes no mercado, destacam-se três modelos: Balanced Scorecard ou BSC (separa os indicadores em perspectiva de Processos Internos, de Clientes, Financeira e de Aprendizado e Crescimento); Objectives and Key Results ou OKR (mantém seu foco nos indicadores de resultado) e Key Risk Indicators ou KRI (Mensura os riscos que possam se associar aos processos, setores e departamentos econômicos).
Como modelos de KPIs, têm-se os listados abaixo:
Time to Market: Refere-se ao tempo de lançamento de algum produto e envolve desde o momento de desenvolvimento de seu conceito até a sua disponibilidade para ser colocado à venda;
Lead Time: Também conhecido como Tempo de Aprovisionamento ou ciclo é o mesmo que o tempo de um processo, ou seja, o início e o seu término que pode ser ou não produtivo;
Stock Out: Também chamado de furo nos estoques é um termo empregado na logística para se referir à quantidade de vezes que um determinado item controlado no estoque chega ao saldo zero. É importante que gestores e colaboradores fiquem atentos a ele, pois é um indicador que aponta os riscos que podem gerar consequências negativas para a empresa;
Market Share: É o mesmo que quota, fatia ou participação no mercado que um produto possui em determinados períodos;
Produtividade Homem/ hora: É a quantidade de produtos que são produzidos por cada funcionário escalado para tal atividade;
Ociosidade: Refere-se à porcentagem de tempo em que máquinas ou funcionários ficaram parados;
Giro de Estoque: É o saldo médio que se obtém da razão de consumo e saída dos itens de estoque.
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