Koinonia, do original grego, significa comunhão. Entre os cristãos, esse termo é frequentemente usado para expressar companheirismo, comunicação, compartilhar, ter em comum, participação e cooperação para com Deus e o próximo.
Com a tradução da Bíblia do hebraico para o grego, koinonia está dentro do ambiente histórico e bíblico, trazendo ideia de sociedade, parceria, relacionamento e comunhão. A palavra é citada pela primeira vez no livro de Atos 2:42 – relatando como o cristianismo era compartilhado em Jerusalém pelos cristãos.
Segundo estudiosos, koinonia ocorre 20 vezes na Bíblia. Seu significado (comunhão, compartilhamento) é um aspecto fundamental da vida cristã.
Os indivíduos cristãos tem a koinonia como sua essência – unidos em amor, encorajamento e fé.
Pode-se dizer que koinonia é uma palavra rica em significados.
No contexto bíblico koinonia apresenta diversas formas de comunhão:
A expressão “uns aos outros” ou “uns com os outros” é um exemplo poderoso de koinonia encontrado em estudos de frases da Bíblia.
Koinonya, que mais tarde adotou o nome Ministério Koinonya de Louvor, é um dos grupos gospel mais populares que surgiu no Brasil na década de 90; liderada por Bené Gomes, e que serviu de referência para diversos músicos. Desde essa época vários cantores participaram da banda fazendo até turnês internacionais, inclusive nos Estados Unidos e Japão.
No evento do Troféu Talento de 2009, realizado pela Rede Aleluia, o grupo Ministério Koinonya de Louvor foi homenageado pelo conjunto da obra. Até no ano de 2013 a banda contava com algumas coletâneas e uma discografia de 15 trabalhos gravados, sendo o primeiro deles em 1988 – Adoração 1, Aliança.
O significado de Koinonia está na categoria Significados