Know-how é um substantivo masculino da língua inglesa.
O significado de Know-how é, como tradução literal, “saber como”.
Mas o contexto muito difundido é que know-how se conceitua como o conjunto de conhecimentos práticos, sejam eles informações, tecnologias, técnicas, entre outros exemplos.
O know-how designa a capacidade que é desenvolvida e adquirida por uma organização ou mesmo por uma pessoa e que está baseada na própria experiência acumulada, assim como nos estudos e investigações.
Este termo indica que ele se constitui como uma grande fonte de vantagens competitivas. Ou seja, estar classificando que uma empresa possui know-how, por exemplo, é argumentar que ela possui domínio especializado sobre certo mercado, produto ou serviço. Dessa forma, ela se sobrepõe aos concorrentes.
Vale frisar que quando o know-how (técnica, capacidade, conhecimento, o que quer que seja) se tornar algo que é divulgado e utilizado, ele acabará perdendo seu valor – afinal, ele não será mais uma fonte de vantagens competitivas, pois será somente uma fonte comum.
Isso quer dizer que um know-how apresenta como características a inovação, a eficiência e a habilidade.
Outro exemplo interessante está relacionado com as franquias. Quando um franqueador (que é o dono da franquia) aceita a negociação com um franqueado (aquele indivíduo que quer ser responsável por uma filial, ele irá passar todas seus conhecimentos práticos – ou seja, o seu know-how – para as atividades de venda ou mesmo de prestação de serviços para o cliente.
É notável que a inserção das tecnologias afeta diretamente o mercado global e sua estrutura de concorrências, impactando os modos de produção e as próprias relações de trabalho. Por isso, é fundamental gerir o conhecimento e proporcionar produtos e serviços com maior excelência por meio do aperfeiçoamento e estudos!
O know-how, como comentado, também pode ser desenvolvido por um profissional – este se dá através da prática e da própria experiência aperfeiçoada. Uma dica para aprimorar o know-how é estar sempre atento às técnicas que surgem dentro da área de atuação do indivíduo, assim elas poderão ser aplicadas.
É fácil prever que o know-how irá influenciar profundamente no desempenho e na própria carreira do profissional, pois facilita o autodesenvolvimento, estimula os estudos contínuos, maximização de capacidades e na conquista de resultados fantásticos.
Há ainda o termo know-why que segue o mesmo pensamento que o know-how: conceitua-se como a necessidade de saber o porquê de uma empresa precisar conhecer o mercado e das competências que são desenvolvidas pela organização.
O know-why pode ser entendido mais facilmente como o conhecimento da importância e do valor desenvolvido pela organização, qual é o propósito do negócio.
O significado de Know-how está na categoria Significados