Kimono é uma palavra japonesa que pode ser traduzida como “coisa de vestir”. No mundo ocidental a palavra Kimono refere-se ao tipo de roupa considerada tradicional no Japão, incluindo uma vasta gama de peças ou, algumas vezes, refere-se à peça principal de um vestuário ao estilo japonês. Contudo, no Japão ao que damos o nome de Kimono eles chamam de kosode.
A confusão no ocidente se dá por que no século VI, os navegadores espanhóis, portugueses, holandeses entre outros ao chegaram no Japão e entrarem em contato com as populações locais demonstram interesse por muitas coisas, entre elas, pelas roupas de seda que vestiam os japoneses. Tentando vencer a barreira do idioma, os europeus ao perguntarem sobre as vestimentas dos orientais ouviam como resposta a palavra kimono, que significa roupa, simplesmente. No entanto, a confusão foi feita e no ocidente a palavra Kimono passou a designar um estilo específico de roupa usada pelos japoneses.
A palavra Kimono é formada pelas palavras japonesas Ki que significa “vestir” e mono que pode ser traduzida por “coisa” ou “objeto”, tendo portanto como tradução coisa de vestir, roupa. Assim sendo, é considerado um equívoco chamar as roupas usadas para as práticas de artes marciais pelo nome de Kimono, equívoco praticado inclusive por muitos mestres e instrutores.
Assim, a roupa usada para a prática e treino de artes marciais como jiu-jitsu, judô, karatê e muitas outras tem como uma dominação mais correta a palavra japonesa Keikogi, onde Ki, é vestir, keiko é treinamento e gi, pode ser traduzido como roupa.
Assim, ao invés de Kimono, é mais correto dizer que um praticante de jui-jitsu usa na verdade o Jiujitsugi, o praticante de judô usa o Judogi e o de karatê usa o Karategi e assim por diante. Cada Keikogi de cada arte marcial terá o nome formado pelo nome da arte acrescido de gi.
O significado de Kimono está na categoria Significados