KGB é uma sigla de origem russa, utilizada para a expressão Komitet Gosudarstvennoi Bezopasnosti. Transliterado para o russo: КГБ - Комитет государственной безопасности. Em português, a tradução seria: Comitê de Segurança do Estado.
Durante a segunda metade do século XX, mais especificamente entre 13 de março de 1954 e 4 de novembro de 1991, a KGB era a principal organização de serviço secreto a então União Soviética (ou URSS), era uma espécie de polícia secreta e política.
A organização KGB foi criada após o Fim da Segunda Guerra Mundial, durante o período da Guerra Fria. A Guerra Fria foi um período de conflitos não armados entre países capitalistas (liderados pelos EUA) e socialistas (liderados pela URSS).
Após a dissolução da URSS, a KGB ficou bipartida em setor interno e setor externo.
O setor interno foi nomeado FSB (Serviço Federa de Segurança da Federação Russa) e o setor responsável pela inteligência externa foi nomeado SVR (Serviço de Inteligência Estrangeira).
KGB Archiver
KGB Archiver é o nome de um programa de computador gratuito programado em C++ e desenvolvido por TOmasz Pawlak. Sua função é compactar arquivos com uma taxa de compressão alta, o que significa que os arquivos ficam menores que em seu tamanho original.
Enquanto compactadores que usam o formato ZIP ou RAR deixam os arquivos com 97% de seu tamanho original, o KGB Archiver deixa em 94%.
Uma de suas desvantagens é a lentidão tanto do processo de instalação quanto do de compactação.
O significado de KGB está na categoria Significados