Kelvin (K) representa a unidade básica da temperatura termodinâmica, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI).
A escala Kelvin de temperatura foi verificada por William Tomson (Lord Kelvin), enquanto estudava o comportamento dos gases e seus significados. Lord Kelvin desvendou a menor temperatura que um elemento poderia chegar, o zero absoluto, que seria igual a -273º Fahrenheit.
A contribuição de William Tompson para os estudos de termodinâmica teve importantes significados, já que foi criada o que se denomina escala absoluta, utilizando um fenômeno universal como base.
O kelvin representa a fração 1/273, 16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água, que é exatamente 273 K. Trata-se de um dos sete elementos de base do SI, empregada normalmente para significados de física e química. O kelvin é usado para mensurar a temperatura absoluta de alguma coisa.
Distintamente do grau Fahrenheit e do Celsius, o kelvin não é pronunciado nem grafado como um grau, por ser uma unidade de temperatura utilizada nas ciências físicas. Entretanto, é frequentemente usado conjuntamente ao grau Celsius, que possui os mesmos significados de magnitude.
A palavra “kelvin”, quando significa o nome da unidade, é escrita com inicial minúscula, de acordo com as regras do SI.
Para converter os significados de temperatura de kelvin para Celsius, utiliza-se a seguinte fórmula:°C = K – 273,15.
E para converter de kelvin para Fahrenheit, a fórmula usada é: °F = K × 1,8 – 459,889.
Também é possível utilizar ferramentas digitais para obter os significados destas conversões. A internet disponibiliza conversores gratuitos de unidades de temperatura.
O nome Kelvin significa “rio estreito” ou “rio do homem” e tem origem no nome do rio escocês “Kelvin”.
O significado de Kelvin está na categoria Significados