Kbps, Kb/s ou Kbit/s é a sigla de quilobit por segundo (que também pode ser grafado como kilobit).
Trata-se de uma unidade binária utilizada para medir a velocidade da internet e que equivale a 1000 bits por segundo. Nas aplicações de áudio, as medições mínimas para que se obtenha uma boa qualidade são as seguintes:
4 kbit/s – Para que uma fala seja reconhecível;
8 kbit/s – Para propriedades de telefone;
32 kbit/s – Para propriedadesde onda média;
96 kbit/s – Para propriedadesdas ondas FM;
128 kbit/s – Para propriedades-padrão para os arquivos MP3 ou WMA. Pode ser estendido até 320 kb/s ou mais;
1411,2 kbit/s – Para propriedades de CD (em 16-bits e também 44,1 kHz), semelhante a 10,1 MB por minuto de áudio. Se, por exemplo, um CD genérico tiver cerca de 50 minutos de duração, seu tamanho em disco sserá em torno de 505 MB, de acordo com o padrão do Red Book.
Entretanto, o Kbps não pode ser confundido com Mbps, cuja unidade de medida se refere à megabit por segundo e que equivale a 1000 Kbps ou 1.000.000 de bits por segundo. Desta forma, se a velocidade de uma determinada conexão à internet é de 5 mega é o mesmo que dizer que ela possui 5 Mbps ou 5 milhões de bits por segundo.
Por outro lado, o Kbps não pode ser confundido com o Kb/s (quilobit por segundo), pois este mede a velocidade de transmissão de dados, enquanto o Kbps mede o tamanho de arquivos. Desta forma, é comum verificar a diferença entre o serviço de internet contratado e a constatação de seu valor na hora de se realizar o download, ou seja, trata-se de unidades de medidas diferentes.
1.000 bit/s equivalem a 1 kb/s (ou um quilobit por segundo);
1024 bytes/s equivalem a 1 kB/s (ou um quilobyte por segundo);
1 bit pode ser tanto “0” como “1”;
1 byte é o mesmo que um conjunto de 8 bits.
O significado de Kbps está na categoria Significados