Kanban é uma palavra de origem japonesa e seu significado é o de cartão, sinalização. O termo vem da utilização de cartões de identificação utilizados em empresas japonesas para a solicitação de componentes e outros equipamentos em uma mesma linha de produção, ou para indicar o status do processo de produção, como anda seu andamento.
Entretanto hoje, Kanban é um termo que designa um método de fabricação em série desenvolvido no Japão pela empresa Toyota, aplicado nos procedimentos de fornecimento, distribuição e produção, em sintonia com os princípios do sistema just in time.
Podemos dizer que no método Kanban é a demanda que determinará a produção, ou seja, o ritmo dos kanbans ou cartões circulando é o que determinará o ritmo da produção, indicando quanto, quando e o que produzir. E o ritmo de kanbans será determinado pelo fluxo de saída de produtos.
Apesar de originalmente o kanban tratar-se de cartões físicos hoje é mais comum a utilização do kanban eletrônico, chamado e-kanban. O que torna todo o processo ainda mais rápido, ágil e eficiente.
Podemos identificar como os principais objetivos do sistema Kanban os seguintes: regular as flutuações internas da demanda e o volume de produção em cada seção, como uma maneira de evitar a ampliação de tais flutuações; diminuir as flutuações de determinado produto no estoque para reduzir custos de armazenamento; descentralizar a gestão da fábrica; produzir as quantidades necessárias de acordo com a necessidade.
Dada as suas características o método Kanban só pode ser aplicado em sistemas de produção repetitivos, onde os produtos seguem um padrão e a produção é relativamente estável, sendo imprescindível que o método de produção seja feito de forma seriada.
O sistema kanban geralmente não é aplicado sozinho, pois com o tempo percebeu-se que esse tipo de prática surte mais efeitos se aplicado em conjunto com outros sistemas de aumento de produtividade. De modo que não raro ele será implementado em conjunto com sistemas como o Just in Time, Scrum e Kaizen.
Scrum
Scrum é um sistema interativo de aumento de produtividade e de busca de qualidade total que define um conjunto de práticas e incumbências que são tomadas como o início do desenvolvimento da execução de determinado projeto, indicados para projetos complexos onde é difícil um planejamento em longo prazo.
Just in time
O just in time tem como significado a ideia de que existe uma hora certa para que cada processo necessário seja executado no cotidiano de um empreendimento. Assim deve haver um momento certo para comprar, produzir, transportar, vender e etc. No mundo dos negócios just in time é um sistema de administração que visa aumentar a eficácia e a eficiência do processo produtivo e de prestação de serviços, bem como reduzir custos operacionais.
Kaizen
Kaizen é um sistema que irá melhorar a produtividade em todos os aspectos, além de baixar custos de produção. É uma busca de uma melhoria constante visando a qualidade total. Todo dia deve haver alguma melhora, o hoje deve ser sempre melhor que o ontem e o amanhã deve ser melhor que hoje.