Kairós é uma palavra de origem grega que significa o momento certo, momento supremo ou momento oportuno. Kairós no Novo Testamento significa “o tempo designado no propósito de Deus”, o momento em que Deus age.
Os antigos gregos usavam duas palavras para designar o tempo: Cronos que se refere ao tempo cronológico ou sequencial, aquele que pode ser medido e Kairós que representa um lapso de tempo, um momento indeterminado no tempo em que tudo acontece.
Enquanto Kairós possui natureza qualitativa, Cronos possui natureza quantitava, a duração de um movimento e de uma criação. Kairós pode ser considerado o momento certo, o tempo em potencial, a melhor oportunidade para agir ou para realização de alguma coisa.
Entre os romanos Kairós era chamado de Tempus. Um momento breve em que todas as coisas podem se tornar possíveis.
O termo Kairós se relaciona ao “tempo de Deus” e com isso não pode ser medido. Segundo a Bíblia “Um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”. Já Cronos é o “tempo humano”, portanto medido em anos, dias, horas etc.
Quando nos vemos diante de uma verdade que nossa mente não compreende, quando somos confrontados com grandes mudanças em nossas vidas e que estão além de nosso controle ou quando certas mudanças acontecem abruptamente; dizemos que o tempo de Kairós transcende o tempo definido pelo homem.
Cronos, senhor do tempo era considerado cruel, tirano e ditador, pois controlava o tempo desde o nascimento até a morte. Ele controlava o tempo do ser humano e as coisas que podiam ou não ser realizadas. Daí a origem do cronômetro e dos medidores do tempo dos homens. O mito de Cronos está relacionado ao envelhecimento e personifica o tempo que a tudo devora.
Kairós, mais jovem, não se preocupava com o tempo cronológico. Seu tempo não pertencia a Cronos porque não podia ser cronometrado ou controlado. Era o tempo que manifestava de maneira divina e não previsível. Por isso, segundo os gregos, somente Kairós poderia combater Cronos e vencê-lo.
Nossas vidas são pautadas no conceito Cronos de tempo linear, que nos escraviza e nos envelhece. Vemos dia após dia nossa vida passar diante de nossos olhos. O tempo de Cronos sempre implacável avança em direção a um final.
Já em Kairós vivemos um tempo divino, momentos especiais e inesquecíveis. Momentos em que não percebemos a passagem do tempo. As coisas apenas fluem e têm um significado atemporal. Talvez o instante oportuno para fazer algo importante. Kairós nos permite viver com mais leveza e liberdade. Em kairós não existe passado ou futuro e podemos viver em um eterno agora.
“Tudo tem o seu Chronos determinado, e há um Kairós para todo propósito”.
O significado de Kairós está na categoria Significados