Just in time é um termo de origem inglesa e significa o momento exato, na hora certa. Ele é adotado na área de administração de empresas e tem como significado a ideia de que existe uma hora certa para que cada processo necessário seja executado no cotidiano de um empreendimento. Assim deve haver um momento certo para comprar, produzir, transportar, vender e etc.
No mundo dos negócios just in time é um sistema de administração que visa aumentar a eficácia e a eficiência do processo produtivo e de prestação de serviços, bem como reduzir custos operacionais. Qualquer organização pode fazer uso do just in time e em algumas o método consiste em uma de suas principais premissas dentro da filosofia produtiva da empresa, como no caso da japonesa Toyota.
Nesse sistema o estoque de produtos jamais fica parado e nunca acumula. Assim, primeiramente faz-se a venda, para somente depois adquirir a matéria prima e começar o processo de produção. A mercadoria só chegará ao cliente quando esse necessitar. É a demanda que norteará todo o processo, em nenhum momento haverá desperdício de tempo, produtos, serviços ou dinheiro.
Para que esse sistema funcione, entretanto, é necessário um trabalho muito cuidadoso de logística. É preciso que sejam escolhidos os fornecedores certos e que estes estejam perfeitamente cientes do sistema just in time para que sempre possam fornecer a matéria prima na medida certa e de acordo com a demanda. Um dos fatores que contribui com o sucesso do tipo de sistema just in time é ter a fábrica próxima aos fornecedores, pois assim esses conseguem fornecer o material de forma rápida e em pequenas quantidades de acordo com o que é necessário.
Just in time Debugging
O Just-In-Time Debugging é um software que inicia de forma automática o Visual Studio quando é detectado algum problema de funcionamento em algum outro programa. Ele é fabricado pela Microsoft e tem como função permitir ao usuário testar aplicativos e os depurar fora do Visual Studio.
O Just-In-Time Debugging é um aplicativo considerado de pouca utilidade por especialistas em tecnologia da informação. E é muito comum que se tente desinstalar o software do computador. Contudo, isso não e possível, para impedir seu funcionamento a única solução é desativá-lo.
Just in time - Nina Simone
Existe também uma canção muito importante chamada Just in Time, um dos maiores da cantora de jazz americana Nina Simone (1933 – 2003). A canção é uma composição de Jule Styne com letra de Adolph Green e Betty Comden. A música foi gravada por Nina Simone em 1961 vindo a ser lançada depois no disco Nina At The Village Gate distribuído pela gravadora Colpix.
Eunice Kathleen Waymon, que adotou o nome artístico Nina Simone, foi uma importante cantora, compositora, pianista e ativista estadunidense. Adotou o seu nome artístico aos 20 anos, para que então pudesse cantar blues. “Nina”, ela pegou de “menina” em espanhol e “Simone” foi uma homenagem a Simone Signoret, atriz francesa. Nina fez muito sucesso e foi muito importante na luta pelos direitos civis dos negros americanos, vindo a se apresentar no funeral de Martin Luther King. Nina Simone faleceu com 80 anos vítima de câncer de mama.
Just In Time, Mrp II e Opt - Um Enfoque Estratégico
Just In Time, MRP II e Opt - Um Enfoque Estratégico é um livro lançado pela editora Atlas e escrito por Henrique Luiz Côrrea e Irineu G. N. Gianesi.
O livro surge com a intenção de sanar a falta de literatura sobre modernas técnicas em administração de produção traçando um panorama geral e comparativo entre os sistemas de administração de produção mais relevantes que apareceram nos últimos anos: Just In Time, MRP II e o OPT.
Os autores analisam em detalhes cada um dos três sistemas frisando as vantagens e desvantagens de cada um e buscando encontrar formas de interações entre os três.
O significado de Just in time está na categoria Significados