Jus é um substantivo masculino, cuja origem etimológica reporta-se ao latim jus e que tem como significado o mesmo que direito ou merecimento. É uma palavra bastante empregada no campo do direito com diversas implicações, sendo as mais comuns as que se seguem:
É comum utilizar o termo jus acompanhado do verbo “fazer”, cuja locução verbal “fazer jus” indica uma condição de merecimento dado a alguma circunstância.
É o nome de uma empresa brasileira fundada pelo empreendedor baiano Rafael Costa, com o intuito de conectar pessoas à justiça e advogados com informações jurídicas mais acessíveis.
Além de ser uma grande comunidade, funciona também como um diretório de advogados que podem ser facilmente contatados dentro da plataforma por qualquer cidadão interessado.
Trata-se de um canal de multiprogramação pertencente à TV Justiça, localizada nas cidades de Brasília e São Paulo e disponibilizada através da TV Digital. Sua fundação foi realizada em março de 2010 pelo STF. A programação é direcionada para a promoção da educação jurídica com a abordagem de diferentes temas do Direito.
Era o nome de um anarquista ilegalista que viveu no fim do século XIX e que foi acusado de ser cúmplice de Ravachol - um dos anarquistas ilegalistas franceses mais famosos - e que acabou sendo condenado juntamente com Mariette Soubert por o abrigarem em sua própria casa localizada em um subúrbio de Saint Étienne.
Treine bastante para fazer jus à conquista do título deste ano;
Faça jus à confiança que o chefe lhe depositou nesta missão.
O significado de Jus está na categoria Significados