Jurássico é um adjetivo e substantivo masculino. O termo tem origem nas cadeias de montanhas de Jura, entre o sudoeste da França e a Suíça.
O significado de Jurássico é o segundo período geológico da Era Mesozoica, estabelecido entre 200 e 155 milhões de anos atrás.
A Era Mesozoica passou por três períodos: o Triássico, o Jurássico e o Cretáceo.
O período Jurássico foi marcado pelo começo da expansão dos dinossauros no planeta, além do início da fragmentação da Pangeia – imenso bloco de terra que formava somente um único continente no planeta – que, após começou a ficar mais evidente e ocasionar a separação dos continentes, em dois blocos:
Ou seja, a Laurásia representa o norte e a Gondwana representa o sul. É claro que a forma como os continentes estão configurados hoje levou cerca de 100 milhões de anos.
Ainda, o período Jurássico é lembrado por ser o momento do surgimento das reservas de petróleo, ocasionados pelo acúmulo de sedimentos.
Graças a separação dos continentes, vários aspectos mudaram. Ocorreu a elevação dos níveis de águas dos oceanos e a mudança do clima na Terra – ambos pontos ajudaram a equilibrar e auxiliar o desenvolvimento de uma enorme variedade de vegetação e de animais (entre os quais: os peixes, aves, répteis, insetos, pequenos mamíferos, entre outros).
Foram os répteis que se destacaram e dominaram todos os territórios (tanto em terra, ar e no mar), principalmente por conta do novo clima e pela ampla ocorrência das florestas temperadas e úmidas. Foi assim que surgiram os primeiros dinossauros.
Dessa forma, entende-se que o período Jurássico é popularmente chamado de Era dos Dinossauros. Vale frisar que esta “era” foi classificada em três períodos: Jurássico Inferior, Jurássico Médio e Jurássico Superior.
No sentido figurado, jurássico pode ser um termo utilizado para definir algo ou alguém que é muito velho ou ultrapassado.
Por exemplo: “Já lhe disse que não usarei este vestido jurássico. Que vergonha!”
O Jurássico Inferior é a primeira fase do período Jurássico, também conhecido como Jurássico Liásico. Este é o momento em que a Pangeia começa a se dividir em dois blocos, decorrente do aumento do nível dos oceanos.
Nesta fase, o clima é quente e árido, porém já iniciou-se a dominação de espécies diversas e répteis pelo planeta, além do aparecimento dos crocodilos.
Para curiosidade, a Amazônia era um grande deserto no período Jurássico Inferior.
O período Jurássico Médio (ou Dogger) é a segunda fase do período Jurássico, marcado ainda pelo processo de separação dos continentes.
O aspecto principal desta fase é a formação do oceano Atlântico Norte.
Aqui, o clima já começa a mudar: ele fica mais ameno – o que é vantajoso para a evolução e surgimento de várias e novas espécies, em especial de mamíferos e plantas.
O Jurássico Superior (ou Malm) é o último período Jurássico, iniciando-se a última fase da Era Mesozoica, o período Cretáceo.
O Jurássico Superior finaliza com a separação dos continentes e, agora, tem-se um clima quente e úmido de forma predominante. O surgimento de inúmeras e novas espécies de dinossauros acontece neste período, assim como uma abundância de novas vegetações.
Os dinossauros que dominaram o ar eram chamados de pterossauros e aqueles que espalharam-se pelo mar eram os plesiossauros. Grandes modificações marcaram a vida destes curiosos seres – desde seu surgimento primitivo no período Triássico até esta última fase, onde eram inteligentes, maiores e muito evoluídos.
Pela fascinação que os dinossauros sempre causaram aos seres humanos, a franquia Jurassic Park foi criada para satisfazer a imaginação de como seria a fauna e a flora daquela época. Após muitos anos do último filme, Jurassic World foi lançado em 2015, com uma nova proposta – o filme aborda um parque de visitação, onde o público pode observar diversas espécies de dinossauros. Entretanto, a trama aborda como a ciência pode ser utilizada para modificar a genética, desenvolvendo um novo tipo de dinossauro capaz de se tornar uma ameaça para a humanidade.
O significado de Jurássico está na categoria Significados