Jugo é um substantivo de língua portuguesa que vem do verbo latim subjugare, composto por sub (abaixo) e jugum.
O significado de jugo, de maneira literal, seria: aquilo que faz com que domine.
O jugo é uma pedaço de madeira usado para juntar dois bois. A função principal do jugo é fazer com que ambos os animais permaneçam andando no mesmo ritmo. Isso faz com que o trabalho de puxar uma carroça ou um arado fique mais homogêneo, sem trancos, solavancos ou quaisquer outros problemas de percurso que possam ocorrer devido à diferença na velocidade dos dois animais.
Há outros dois nomes, sinônimos de jugo: canga ou, o mais literal, junta de bois.
Antes de ser o nome do objeto que une dois bois, o jugo era utilizado na Roma antiga.
O jugo romano era um tipo de forca. Os inimigos derrotados em batalhas eram obrigados a passar por baixo do jugo, sendo assim, subjugados (de subjugare, como dito no início deste texto).
Assim, jugo também é uma palavra que possui um sentido figurado, querendo dizer obediência, domínio, autoridade, submissão, opressão.
Assim, é comum a expressão “estar sob o jugo de”, que quer dizer estar sob as regras, sob o domínio de alguém. Também fala-se em jugo pesado, que é a submissão forte.
Na área Botânica, o jugo é o nome dado a um par de folículos que possam existir em uma folha composta. Esses devem estar em posições extremas ao eixo da inflorescência.
Já no sentido religioso, o jugo costuma sempre ser do mundo: a pessoa está oprimida, subjugada por problemas, vícios, doenças, dívidas…
É possível ler Jesus falando sobre o jugo no Evangelho de São Mateus (Mt 11, 28-30), quando ele chama todos os oprimidos e exaustos por carregarem o peso de seus fardos, dizendo que ele, Jesus, lhes dará descanso.
Ainda, Jesus diz que as pessoas devem carregar a sua carga e aprender com ele, que é manso e humilde de coração.
No fim, ele justifica o chamado falando do jugo: Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
O significado de Jugo está na categoria Significados