Jubileu é uma palavra de origem hebraica yovel, a qual se refere a carneiro. Por costume, o chifre do animal era utilizado para se anunciar o ano festivo e, como verbo, era o mesmo que “trazer de volta”. Desta forma, jubileu hoje significa a indulgência plenária (perdão, remissão plena das penas temporais). É uma importante solenidade realizada pela religião católica, cujo ato de concessão é realizado pelo Papa aos fieis.
O Jubileu tem suas origens no Judaísmo e foi encontrado no Cristianismo através da Bíblia Sagrada no Livro de Isaías, mais precisamente no capítulo 61 e nos versículos 1 e 2, onde se encontra o anúncio do ano de cumprimento do Senhor, o dia da vingança de Deus e o consolo aos tristes.
Se no hebraico Jubileu era yobel, no latim tinha-se iubilum, que era uma derivação do verbo iubilare, o qual era atribuído aos pastores que aplaudiam quando algo acontecia e os deixava alegres e felizes. Por isso que nas primeiras traduções da Bíblia para o latim, o sacerdote Jerome de Estridón (ou de Estridão) incorporou o termo hebráico como uma expressão de alegria e referência a um ano excepcional de liberação.
Assim sendo, tem-se como sinônimos para a palavra jubileu: graça, sabático e ano santo. Já como antônimo tem-se a palavra desgraça.
O Jubileu é realizado na Igreja Católica a cada 25 anos através de um ato solene, embora o próprio Papa possa realizar os chamados jubileus extraordinários com motivos especiais para conceder, por exemplo, a remissão de penas temporais que são ligadas aos pecados que foram perdoados em uma confissão.
A tradição cristã é apoiada em duas importantes passagens bíblicas: o Livro de Levíticos (25:1-17) e o de Lucas (4: 18-20). No primeiro tem-se que no décimo dia do sétimo mês uma trombeta será soada fortemente para anunciar o ano santo. Já no livro de Lucas, o evangelista proclama sobre a ida de Jesus a sinagoga no sábado para o anúncio do ano da graça do Senhor.
O primeiro jubileu que foi realizado pela Igreja Católica e que se tem conhecimento foi o de 22 de fevereiro de 1300 pelo Papa Bonifácio VIII que o instituiu por meio da bula Antiquorum fide relatio.
O último jubileu realizado foi no dia 8 de dezembro de 2015 pelo Papa Francisco no Vaticano. O Jubileu de caráter extraordinário enfatizou a Misericórdia e a convocação se deu através da Bula Misericordiae Vultus.
Como um aniversário solene, existem dois jubileus: o de prata (que se referem a 25 anos) e o de ouro (para 50 anos).
Jubileu é o nome de uma personagem das histórias em quadrinhos dos X-Men, da Marvel Comics. Jubileu é uma menina de humor sarcástico que usa um short jeans, uma camisa rosa e um sobretudo amarelo, além de um óculos de sol rosa. Suas habilidades principais são: Sensibilidade, projeção de plasma, geração de energia, super durabilidade e energia plasmática.
O significado de Jubileu está na categoria Significados