JPEG vem do termo em inglês Joint Photographics Experts Group. Esse é o nome de um grupo que desenvolveu uma metodologia para comprimir arquivos de imagens.
JPEG é um acrônimo. É uma abreviação de termos constituídos pelas primeiras letras que o compõem. A diferença entre acrônimo e sigla é que a sigla lê-se letra por letra, enquanto que o acrônimo faz-se uma leitura silábica.
O formato JPEG é um dos padrões mais utilizados na internet devido a sua qualidade de imagem e principalmente por permitir a geração de arquivos pequenos e de fácil transmissão.
Hoje em dia, JPEG é um método muito utilizado por pessoas que desejam comprimir imagens de fotos e arquivos que possuem esse tipo de extensão.
Esse método de compressão foi disponibilizado no ano de 1983, permitindo aos usuários fazerem a redução de arquivos, mantendo as imagens com alta qualidade de definição, desde que não haja exagero na compressão e evitando-se salvar frequentemente o mesmo arquivo.
Como a qualidade da imagem é consideravelmente boa, essa técnica JPEG, se torna grande aliada de vários usuários das tecnologias digitais, juntamente com PNG e GIF.
É importante ressaltar que todas as vezes que uma imagem JPEG é gravada, pode-se diminuir a sua qualidade. Isso acontece porque ao salvar a imagem o programa faz uma compressão mínima.
Claro que quanto menor ficar o arquivo, menos poderá exigir dele. Mas é possível fazer a compressão de forma a eliminar dados sem que haja comprometimento na qualidade da imagem, pois o nível de compressão pode ser determinado por programas de tratamento de imagens.
JPEG além de ser um método, também é a denominação dada ao formato de arquivo. Existem vários formatos de arquivos de imagens. Alguns permitem maior qualidade dos arquivos e da compressão como é o caso do JPEG.
Extensão é uma forma de classificar os arquivos em grupos. No caso de arquivos que possuem formato JPEG, a extensão é.jpg. Arquivos de texto, por exemplo, possuem extensão.txt.
O JPEG tem a capacidade de trabalhar com praticamente 16,8 milhões de cores, 24 bits. Isso, aliada à possibilidade de redução dos arquivos, torna o formato JPEG excelente para produção de fotografias em câmeras digitais.
O significado de JPEG está na categoria Significados