Joint Venture é uma expressão de origem inglesa que define a união de duas ou mais empresas já existentes, registradas e estabelecidas, com intuito de estabelecer ou iniciar uma atividade econômica comum para obter resultados comuns como o lucro e motivação de seus colaboradores.
A definição em inglês para Joint Venture é “Empreendimento Conjunto” e se refere a uma associação feita entre empresas que praticam uma atividade econômica comum em que seus dirigentes decidem unir forças como forma de promover seus projetos em conjunto, formando uma nova sociedade comercial.
As empresas que desejam criar uma sociedade forma de Joint Venture que pode ser definitiva ou por tempo determinado, podem escolher entre duas formas de associação:
Existem vários motivos que levam gestores a instituírem uma associação de suas empresas, geralmente esse tipo de negócio é firmado para que a empresa possa garantir:
Antes de decidirem a realização dessa união, é preciso que as empresas conheçam o real significado de Joint Venture suas vantagens e desvantagens.
Como qualquer aliança firmada, uma joint venture compromete as empresas envolvidas de forma que passam a partilhar os riscos e prejuízos, assim como os lucros.
Isso pode ser considerado uma das vantagens desse tipo de associação, pois alguns desses projetos podem requerer um alto investimento de capital e cuidados para serem colocados em prática. Como as assumem os projetos umas das outras, fica mais fácil garantir estes recursos.
Outra grande vantagem é que as empresas podem aproveitar suas diferenças para trocarem experiências, unindo forças e se tornarem mais eficientes e competitivas
Porém, ao mesmo tempo em que assumirem os riscos mutuamente pode trazer vantagens, da mesma forma os riscos de enfrentarem grandes fracassos são potencializados.
Outro grande fator negativo é que o processo de tomada de decisões entre várias empresas que normalmente apresentam dinâmicas de trabalho distintas fica sempre mais demorado e mais complicada.
Isso pelo fato de que a união das empresas envolvidas não garante que todos os gestores sejam flexíveis. Além disso, até mesmo o mais competente dos empreendedores sempre encontra dificuldade de gerir as diferentes ideias e vontades apresentadas.
É bem comum acontecer a associação joint venture entre empresas do ramo do automobilismo, como no caso da união das montadoras GM e Fiat, que resultou na criação da Fiat-GM Ppwertrain e durou de 2001 à 2005;
No ramo de alimentação, podemos citar a Perdigão de garantiu sua eficiência em logística (armazenamento, distribuição e vendas) e comprou a Becel (da Unilever) que disponibilizou equipamentos e mão de obra.
Recentemente, em 2014 o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a união entre as empresas VALE mineradora e da Ceming.
Também é bastante comum esse tipo de união por empresas da área de tecnologia e também construção civil.
O significado de Joint Venture está na categoria Significados