Jocoso é uma palavra de origem latina jocosus, classificada como um adjetivo masculino que destaca algo engraçado, como o que zomba e ocasiona o riso que pode ser uma consequência do uso da ironia como forma de provocação. É uma palavra ligada ao ato de passar a existir num certo tempo.
Ser jocoso é o mesmo que ser uma pessoa brincalhona e divertida que contagia as demais com sua leveza e bom humor através da zombaria e gozação. O feminino de jocoso é jocosa, e as palavras antônimas ao termo são: triste, antipático e chato. Já os seus sinônimos são: risonho, recreativo e engraçado.
Uma pessoa jocosa consegue transformar os momentos difíceis em divertidos, mais alegres e descontraídos. E isso poderá lhe acarretar certa responsabilidade, uma vez que seus amigos e familiares podem passar a lhe fazer cobranças para que se mostre sempre alegre.
Em alguns casos, a palavra jocoso é empregada para mencionar que uma pessoa que se encontra sob o efeito da ingestão de bebidas alcoólicas começou a apresentar um comportamento de alegria e desinibição. Todavia, o jocoso é uma pessoa que mantém a descontração e o alto astral de forma natural.
Gênero Jocoso é uma forma de humor verbal presente na literatura espanhola, cujos textos geralmente são curtos e orais.
Drama Jocoso (no italiano Dramma giocoso) é um gênero de ópera bastante comum em meados do século XVIII. O seu desenvolvimento reporta-se a tradição da ópera napolitana, em especial, nas obras do dramaturgo italiano Carlo Goldoni (1707 – 1793).
Los Chicos Jocosos é o nome dado na América Latina para The Rowdyruff Boys e Los SuperNenes (na Espanha). Trata-se de uma animação onde um trio de meninos foi criado pelo vilão Mojo Jojo para destruir as Meninas Super Poderosas (Chicas Super Poderosas).
O significado de Jocoso está na categoria Significados