Jiboia (Boa constrictor) é uma espécie de serpente de médio ou grande porte, da família Boidae. É encontrada em todas as regiões do Brasil, habitando a floresta amazônica, restinga, cerrado e mata atlântica.
A jiboia pode atingir até quatro metros de comprimento, entretanto, normalmente não fica tão grande, não passando de dois metros.
A Jiboia se alimenta principalmente de mamíferos (roedores), mas pode comer também aves e lagartos.
As presas são mortas por constrição, o que tem os seguintes significados: a serpente envolve o corpo da presa, comprimindo o tórax e evitando os movimentos respiratórios, matando-a por asfixia.
Sobre a dúvida se a jiboia tem veneno, a resposta é negativa. Jiboias não são venenosas, pois não possuem presa inoculadora de veneno (pelos significados dessa informação, pode-se dizer que elas são inofensivas ao ser humano).
Existem cerca de 11 subespécies de jiboias, das quais apenas duas são encontradas no Brasil: Boa constrictor constrictor e Boa constrictor amarilis.
A Hera do Diabo, também conhecida como jiboia planta, é uma espécie de planta semi-herbácea, muito utilizada na decoração de interiores, por não atingir uma grande dimensão e por ser de fácil manutenção.
A Hera do Diabo também tem importantes significados para a saúde do ser humano: ela é capaz de melhorar a qualidade do ar no ambiente onde é cultivada, eliminando substâncias tóxicas.
Existe outra planta conhecida como jiboia amarela, cujo nome científico é Scindapsus aureus.
Jiboia arco-íris; as serpentes conhecidas como jiboias arco-íris na verdade são da espécie Epicrate assisi, também pertencente à família Boidae.
Jiboia branca; assim são chamadas as jiboias raras que possuem o gene leucístico. O leucismo é a falta de pigmentação em partes do corpo de um animal, que pode ter origem genética, metabólica ou até de alimentação. Leucismo e albinismo têm significados distintos.
A palavra jiboia se escreve sem o acento, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Pelos significados do acordo, deixaram de ser acentuados nas palavras paroxítonas (ou, seja, nas quais a sílaba tônica é a penúltimas) os ditongos abertos ei e oi.
Entretanto, ainda se encontra a antiga grafia “jibóia” em um grande número de textos e tanto jiboia quanto jibóia possuem os mesmos significados.
O significado de Jiboia está na categoria Significados