Significado de Jerusalém


O que é Jerusalém



Jerusalém é o nome de uma cidade, sendo que o termo vem o grego hierousalem, do Hebraico yerushalayim, que significa “fundação da paz”.

O significado de Jerusalém é o lugar sagrado para os judeus, cristãos e muçulmanos. É a cidade sagrada que une história, tradição religiosa e é um centro urbano em Israel (é a capital de Israel de forma declarada, contudo, esse fato não possui reconhecimento pela comunidade internacional).

Localizada nas montanhas, Jerusalém encontra-se a 60 quilômetros de distância de Tel Aviv e do Mar Mediterrâneo. Possuindo cerca de 3 mil anos de história, Jerusalém se tornou o centro espiritual de três das mais importantes religiões monoteístas: o Judaísmo, o Islamismo e o Cristianismo.

Desde 1948, Jerusalém foi declarada uma cidade internacional, porém desde 1967 é dominada pelo estado de Israel.

Para os judeus, a cidade é sagrada a partir da conquista da Fortaleza de Jerusalém feita por Davi – o local estava em poder da tribo Cananeia há séculos. Então, em 1.000 a.C., Davi tomou posse e fez com que o lugar fosse a capital do Reino de Judá.

Já para os cristãos, Jerusalém é um centro sagrado pela passagem de Jesus Cristo que, por meio de relatos encontrados nos Evangelhos Canônicos do Novo Testamento (de autoria de João, Lucas, Marcos e Mateus, discípulos de Jesus), indicam que Jesus caminhou pelas ruas desde o momento de sua condenação até seu sepultamento.

Em relação ao Islamismo, é importante lembrar que esta cidade sagrada ficou na posse dos muçulmanos por séculos e havia proibição de peregrinações religiosas. Em 638, Jerusalém se tornou a terceira cidade mais sagrada do Islã, juntamente com Meca e Medina.

Ponto turístico muito popular, a cidade de Jerusalém está dividida entre a Cidade Velha (que é limitada pelas muralhas) e a Cidade Nova (parte de fora dos muros). Na parte da Cidade Velha, encontram-se os locais mais sagrados para as religiões citadas acima, como é o caso do Muro das Lamentações, a Via Sacra e a Mesquita do Domo da Rocha.

Já a Cidade Nova abrange o sítio arqueológico da Cidadela de Davi e o Jardim das Oliveiras. Há ainda dois museus: o Museu de Israel (possui vários prédios e entre eles está um jardim com esculturas com Rodin e Picasso) e o Museu do Livro, estrutura com uma arquitetura curiosa: em formato de rolo de pergaminho.

O Museu do Livro está localizado dentro do Museu de Israel e é o local que guarda os Manuscritos do Mar Morto. Ali também, é possível visualizar a Maquete de Jerusalém.

Não somente histórica por seus pontos turísticos e santuários, Jerusalém possui um lado moderno que atrai jovens, tanto para aproveitar o entretenimento como para reflexão em terras milenares.

O significado de Jerusalém está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Jerusalém |