Jejuar é um verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. O termo, assim como jejum, vem do Latim jejunus, que quer dizer “sem nada, vazio, seco”.
O significado de Jejuar é a ação de praticar o jejum, de ficar sem se alimentar o dia inteiro ou por um determinado período de tempo. Isso quer dizer que deixa-se de realizar uma ou mais refeições.
O exemplo mais comum de jejuar é quando se necessita fazer alguns exames médicos, como em casos de exames de sangue, procedimentos e cirurgias.
No caso das cirurgias, este procedimento é chamado de jejum pré-operatório. Essa recomendação se deve ao perigo do conteúdo gástrico ser aspirado pelo pulmão durante a anestesia, o que pode provocar a morte do paciente por obstrução da passagem de ar.
Jejuar também é uma palavra que aparece como sentido figurado ao expressar a abstenção de alguma coisa, durante um certo período de tempo, como é o caso de ficar sem praticar ou exercer algo.
Por exemplo:
“O jejum de gols de Ricardo acabou quando o Francisco voltou para o time.”
“A terapeuta de casal recomendou que fizéssemos jejum sexual de uma semana.”
Jejuar é uma atitude também presente no âmbito das religiões. No caso da Igreja Católica, o jejum pode aparecer como uma forma de penitência – sendo diferente de abstinência, pois o jejum será a ausência de comida e bebida (excetuando-se a água), enquanto que a abstinência é abnegar-se de algo que cobiça o indivíduo.
Não há qualquer obrigatoriedade na prática de jejuar escrita na Bíblia, mas que somente era uma prática importante para aqueles que queriam reforçar a fé em Deus - por isso, muitos cristãos jejuam e oram para esta demonstração de obediência e de humildade a Deus, querendo também afirmar que o cristão pode resistir às tentações, mostrar desapego, de se distanciar do corpo e se aproximar (entrar em sintonia) com o mundo espiritual.
No judaísmo, o ato de jejuar também é uma tradição, principalmente no Dia do Perdão (Yom Kippur) – os judeus permanecem 24 horas sem a ingestão de qualquer alimento ou bebida (isso inclui a água). Para os muçulmanos, o jejum é muito importante durante o mês do Ramadã, com o objetivo de ter os seus pecados perdoados.
Além destas religiões, pode-se citar o exemplo de Mahatma Gandhi que afirmava que o jejum era uma ação de protesto contra toda a violência que era aplicada no seu povo.
O significado de Jejuar está na categoria Significados