Significado de Jacó


O que é Jacó



Jacó é um nome hebraico, com origem no Latim jacobus.

O significado de Jacó é suplantador – sua tradução do hebraico para a língua portuguesa. É aquele que vence, que suplanta, que segura pelo calcanhar.

Já na língua grega, Jacó significa aquele que lutou com Deus.

Jacó foi o terceiro patriarca da Bíblia e, por isso, é considerado um personagem muito importante. Acredita-se que o nome Jacó acabou surgindo por causa da história de que ele teria nascido segurando o calcanhar do seu irmão gêmeo, Esaú.

Na Bíblia, é possível encontrar diversas passagens com histórias de ambos os irmãos. Filhos de Isaac e Rebeca e netos de Abraão, Jacó e Esaú viveram diversas intrigas e brigas, mas ocorreu a reconciliação entre os dois – pode-se ler essa história no livro de Gênesis (são 24 capítulos somente sobre a história de Jacó).

A briga entre os dois ocorreu por Jacó ter roubado a benção que seria de Esaú. A raiva de Esaú era significante e ele poderia ter matado seu irmão – para evitar essa situação, Jacó fugiu para a terra de Labão, seu tio.

Jacó era caracterizado como uma pessoa meiga e pacífica, enquanto que Esaú era o oposto: era altivo, impetuoso e adorava a caça.

Jacó tinha duas esposas, que eram irmãs e filhas de Labão. Primeiramente, Jacó havia se apaixonado por Raquel, mas na noite do casamento (após sete anos de trabalho para conseguir se casar com ela), Labão entregou Lia (irmã mais velha de Raquel). Furioso, mas ainda apaixonado, Jacó resolveu trabalhar mais sete anos para conseguir se casar com Raquel na semana seguinte.

Jacó teve 12 filhos (um deles era José), que foram os patriarcas das 12 tribos de Israel. Apesar de várias atitudes erradas em sua vida, Jacó consertou-se com Deus, fazendo um pacto com ele.

O significado de Jacó está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Jacó |