Jabiraca é um adjetivo feminino e uma gíria brasileira, sendo que sua origem não é conhecida.
O significado de Jabiraca é muito popular para designar aquela mulher que é feia, uma mulher velha. Esta gíria é encontrada com mais frequência na parte sul do país.
Jabiraca pode significar a mesma coisa que estrupício, tribufu, baranga e bruaca, todas estas também palavras populares na linguagem brasileira.
Pode-se ainda encontrar jabiraca como sinônimo de coruja e bruxa, sendo também usado para se referir a uma mulher megera, raivosa, antipática, maldosa ou rancorosa.
Uma mulher jabiraca é aquela que não possui educação, que é barraqueira (gosta de fazer escândalos em locais públicas ou mesmo nas ruas), sendo grosseira, que não tem modos, é espalhafatosa e de forma oposta às normas sociais. É uma maneira de desqualificar uma mulher de maneira insultante.
Jabiraca, nesse caso, é um termo pejorativo.
Coloquialmente falando, a palavra jabiraca pode ter outro sentido, sendo empregado para se referir a algo que está velho, que não serve para mais nada, que é inútil, que não tem finalidade alguma, porém que ainda é utilizada por alguém. Jabiraca é, portanto, um objeto, bem ou utensílio antigo, que não está em bons estados de conservação, mas mesmo assim está ainda em uso – esta ideia pode abraçar vários exemplos, tais como um computador antigo.
Algumas frases podem servir de exemplo para entender o uso da palavra jabiraca:
“O senhor é rico, por que não resolve trocar essa jabiraca que chama de caminhonete?”
“Não consumo bebida alcoólica, pois tenho medo de acabar dando em cima de alguma jabiraca.”
“Meu melhor amigo está namorando uma jabiraca – além de feia, não tem um pingo de educação.”
“As mulheres deveriam se olhar no espelho antes de julgar alguém como jabiraca.”
O significado de Jabiraca está na categoria Significados