Itinerante é uma palavra classificada na gramática portuguesa como um adjetivo e sua origem pertence ao latim itinerᾱnte e que tem a declinação itinerans, além de uma ligação ao verbo itinerare e, para tanto, se refere ao ato frequente de se deslocar e fazer viagens.
Existem vários outros modelos itinerantes, como é o caso do circo e de algumas exposições culturais (que se diz exposição Itinerante) que ficam em um determinado lugar por um breve tempo e depois segue para outra cidade para realizar o mesmo trabalho empregado no local anterior.
É comum empregar o termo para eventos, feiras e determinados tipos de serviços ao cidadão como é o caso de mutirões que são realizados em vários lugares com o intuito de promover atendimento de saúde, resoluções judiciais e aquisição de produtos ou documentos.
Além de grupos e empresas, alguns profissionais realizam o seu trabalho como itinerantes. É o caso de professores, religiosos, artistas de rua e vendedores. Por outro lado, existe a chamada Agricultura Itinerante, que consiste no método de realização de queimadas nas matas como forma de se limpar rapidamente o local para que o mesmo possa ser utilizado para a semeadura de novas plantas.
Itinerantes (em russo Peredvizhniki) era a forma abreviada de “Sociedade de Exposições Itinerantes de Obras de Artistas Russos”, foi um movimento artístico fundado por um grupo de pintores daquele país, por volta de 1870. Eles difundiram o Realismo, embora a sua proposta tenha sido o Romantismo.
Os treze artistas que participaram eram dissidentes da Academia Imperial de São Petersburgo, sendo que um dos maiores expoentes dos Itinerantes era Ivan Kramskoi (1837 – 1887). Entre os principais objetivos do grupo destaca-se o interesse em educar o povo para que pudessem entrar em contato com a nova arte russa.
São sinônimos da palavra itinerante: viajante, andarilho, nômade, errante, volante, caminhante e ambulante. E, como antônimo tem-se a palavra sedentário.
O significado de Itinerante está na categoria Significados