iPad é o nome de um dispositivo em formato de Tablet desenvolvido pela empresa Apple Inc. O anúncio sobre seu lançamento foi dado em 27 de janeiro de 2010 em São Francisco, durante uma conferência para impresa no Yerba Buena Center for the Arts. Steve Jobs relatou ser o iPad um aparelho revolucionário.
O dispositivo iPad está situado entre um smartphone e um computador portátil por possuir uma tela de 9,7 polegadas e pesar aproximadamente 700 gramas.
O iPad utiliza o iOs, o mesmo dispositivo operacional do iPhone. Conta também com uma tela que executa diversas funções com diferentes toques, é o que denomina multitouch.
O iPad funciona como uma plataforma audiovisual devido às suas muitas funcionalidades:
O iPad se tornou para os consumidores do mundo inteiro uma ferramenta grandemente desejada, inclusive por sua praticidade, diversidade de acessórios e aplicativos. Existem empresas que criam suas próprias versões desse aparelho.
No Brasil, o iPad teve sua primeira geração lançada em 30 de novembro de 2010. Um ano depois, no mês de março, foi apresentada a segunda versão. Essa tinha algumas diferenças em relação ao primeiro aparelho, tipo – mais leve, mais rápido, mais fino, com câmera frontal (usada para videoconferência) e uma traseira, além da opção de cores podendo ser branca ou preta.
Em março de 2012 chega a Apple e anuncia um novo iPad que trazia como novidade internet 4G de tecnologia LTE e tela de alta definição.
O iPad Air é um modelo mais sofisticado e potente, muito mais resistente e leve do que o iPad 4. A estatura física do iPad Air está entre a do iPad 4 e o Mini, devido suas dimensões serem intermediárias a esses.
Do ano de 2010 a 2015 já foram lançadas seis gerações – 1, 2, 3 e 4 incluindo o iPad Air e iPad Air 2. Entrou no mercado também modelos mais compactos como é o caso do Mini iPad 1. As mudanças são de grande significado e vão desde o design às melhorias técnicas.
Em Andorra, um país da Europa, o governo decidiu obrigar os alunos de escolas públicas a adquirirem um tablet para uso no ambiente escolar. O objetivo é evitar o peso dos livros que prejudica a saúde. Como nem todas as famílias tem condições financeiras para arcar com os custos de um iPad, o governo solicitou a elas recorrerem com pagamentos parcelados.
O governo escolheu o dispositivo da Apple por ser o mais otimizado para ensino pedagógico, vez que a marca dispõe de recursos que evitam o aluno de baixar aplicativos que não tem relação com o aprendizado escolar. Os professores então foram treinados pela própria desenvolvedora do iPad.
Steve Jobs, com seu eterno espírito criativo, queria um nome marcante para o futuro produto da família Mac. Toda sua equipe começou a pensar o que poderia ser inovador até que Segall sugeriu iMac, ou seja, a inclusão da vogal “i”, para indicar “internet”. E dessa forma surgiu o “i” nos novos produtos da Apple.
A companhia de Jobs, percebeu que essa simples denominação representava outros conceitos, como:
E desde então vem sendo desenvolvidos produtos nomeados com o “i”:
Esses são um dos motivos pelos quais o iPad tem sido um grande sucesso em todo mundo!
O significado de IPad está na categoria Significados