Ionizar é um verbo transitivo direto, do Grego ion, que significa “o que vai”, de íonai, que significa “ir”.
O significado de Ionizar é a ação de provocar a ionização, ou seja, é converter ou separar em íons. Os íons, de acordo com a Química, é um elemento – uma partícula, molécula ou átomo – que está eletricamente carregado.
Dessa forma, entende-se que ionizar visa capturar uma parte deste elemento para aplicação de uma energia. Em suma, ionização é a transformação de átomos de carga neutra em seus respectivos íons, sendo que a energia necessária para tal ação depende e varia de acordo com o elemento.
Grande parte dessas transformações acontecem por meio da transferência de elétrons – eles receberão energia o suficiente para que se libertem do átomo.
Sabe-se que cada átomo é caracterizado por ser eletricamente neutro, isto é, é composto pelo mesmo número de prótons e de elétrons. Obviamente, as substâncias compostas por grupos de átomos também classificam-se como eletricamente neutras, pois também estão com o mesmo equilíbrio elétrico.
A ionização será capaz de fazer com que um átomo ou um grupo de átomos perca ou ganhe elétrons. Quando isso acontece, vê-se que o elemento perde a classificação de neutro e se converte em íons:
Um exemplo de ionização é o gás clorídrico: é constituído por moléculas formadas através do compartilhamento de um par de elétrons entre um átomo de cloro (HCℓ) e um átomo de hidrogênio – o átomo de cloro é mais eletronegativo que o átomo de hidrogênio, o que faz com que os elétrons sejam atraídos para ele.
A água atua como reagente nas reações químicas de ionização.
Muitos confundem o processo de ionização com o de dissociação que também faz parte da área da Química e Bioquímica. Este último é um processo que ocorre com compostos iônicos, fazendo com que eles tenham seus íons separados.
O significado de Ionizar está na categoria Significados