Significado de Inventário


O que é Inventário



O termo inventário deriva do latim inventarium. É uma palavra usada em contabilidade que tem como significado o de um documento em que consta uma lista de bens pertencentes a um indivíduo ou organização. No mundo dos negócios, no âmbito de uma empresa, para que está obtenha o chamado balanço geral realiza-se um inventário.

Em outras palavras, o inventário é aquele registro documental de bens e demais objetos pertencentes a uma pessoa física, a uma comunidade, ou empresa que é feito com muita precisão no recolhimento e organização dos dados.

Para a realização de um inventário segue-se alguns passos. Num primeiro momento identifica-se tudo aquilo que consiste no patrimônio, depois é necessário que se faça uma descrição de tudo o que contém nesse patrimônio seguido de uma classificação detalhada. A última tarefa a ser realizada é a valoração, uma especificação do valor de cada elemento constituinte do patrimônio.

No âmbito da gestão empresarial o que faz o inventário é registrar o conjunto dos bens próprios disponíveis em uma empresa para a venda a seus clientes e que são chamados em contabilidade como ativo corrente. Contudo, os bens que podem vir a serem inventariados são, além daqueles destinados a venda direta, também aqueles destinados de maneira interna ao processo produtivo, como no caso das matérias primas, produtos inacabados, peças sobressalentes destinadas a manutenção, materiais de embalagens, bens da empresa, produtos acabados, produtos semiacabados, entre outros.

Existe uma infinidade de tipos de inventário, entre os mais comuns encontramos: inventários finais, aquele que se executa sempre quando do final do período fiscal, geralmente no dia 31 de dezembro e inventário periódicos, aqueles que se realizam de acordo com determinados períodos de tempo pré-estabelecidos.

Inventário e Partilha

O termo inventário também aparece na área do direito. Quando uma pessoa morre realiza-se o seu inventário, que dará conta de especificar todos os bens pertencentes ao falecido, para que em seguida seja feita a partilha entre os seus herdeiros.

O direito classifica o inventário em dois tipos: o judicial e o extrajudicial. O inventário judicial é aquele que requer a assistência de um juiz. Ele é necessário quando os herdeiros não estão de acordo em relação a como será feita a partilha, quando esses têm menos de 18 anos ou quando o falecido deixou um testamento em que manifesta como gostaria que seus bens fossem divididos. Já no caso do inventário extrajudicial, basta que num cartório seja feita uma escritura pública para a sua efetivação.

Inventário Florestal

Na área da ecologia e da engenharia florestal temos o chamado inventário florestal. Que consiste em um documento que registrará todas as espécies vegetais e condições geográficas de uma região, sítio, floresta ou qualquer lugar pré-determinado, enfim.

O significado de inventário está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

inventário |